Entidades participam de reunião técnica sobre Plano Diretor

Publicada em 11/02/2016 às 05:47
Fotógrafos PMJEntidades participaram de reunião técnico do Plano Diretor, que entra na fase final

A equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente recebeu, nesta quinta-feira (11), representantes da Associação de Engenheiros de Jundiaí (AEJ), da 33ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jundiaí, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, para uma reunião técnica sobre o Plano Diretor Participativo, que está na reta final.

“Entendemos que é importante ouvir as entidades que participam da construção da cidade. Esta reunião tem como objetivo manter um contato mais próximo, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o processo de elaboração do Plano Diretor”, disse a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

Durante o encontro foram abordadas questões centrais do novo Plano como o resgate ambiental, a preservação dos mananciais e a manutenção de áreas permeáveis através do incentivo à agricultura. “É uma orientação do prefeito Pedro Bigardi que o plano priorize a questão hídrica”, frisou Daniela.

Presente na reunião, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, defendeu a ‘blindagem da zona rural’ e o incentivo à agricultura para a garantia da oferta de água na cidade.

A OAB e a AEJ se colocaram à disposição para analisar e contribuir com o processo do Plano Diretor. “Entendemos a importância do meio ambiente e esta administração tem uma preocupação com esta questão. Enquanto técnicos do Direito vamos avaliar este pontos, o objetivo não é travar e sim colaborar com o Plano”, afirmou o presidente da OAB Jundiaí, Airton Bressan.

“A AEJ está disponível para contribuir com o processo do ponto de vista técnico”, declarou o presidente da AEJ, Adriano Ricardo Galzoni.

Próximos passos – Dentro do cronograma do Plano Diretor, o mês de fevereiro vai ser marcado por ajustes do texto e oficinas de negociação dos conflitos para construção de consensos. Durante o processo, foram apresentadas mais de 360 propostas. O texto todo tem 170 páginas.

Ainda dentro do cronograma, o texto final do Plano vai ser publicado no portal ainda este mês e, caso ainda haja conflitos, eles vão ser resolvidos em votação no Congresso da Cidade, marcado para o dia 12 de março. Neste encontro, os 102 delegados, representantes dos mais diversos segmentos, terão direito ao voto, mas toda a sociedade pode acompanhar.

Por Viviane Rodrigues

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/11/entidades-participam-de-reuniao-tecnica-sobre-plano-diretor/