Carnaval 2016: infraestrutura garante conforto à população

Publicada em 04/02/2016 às 03:40
Paulo GrégioPrefeito em reunião com os representantes das escolas de samba

Prefeito em reunião com os representantes das escolas de samba

Com a participação de nove escolas de samba, os desfiles de Carnaval de Jundiaí despontam na Avenida Pref. Luiz Latorre, a partir das 19h, do sábado (6) e domingo (7). São esperadas na passarela do samba mais de 30 mil pessoas. Para garantir o conforto e a segurança do público, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma estrutura com arquibancadas cobertas, área para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros químicos, praça de alimentação. Além disso, haverá esquema especial de segurança e transporte.

Em reunião com os representantes das nove escolas de samba, nesta quarta-feira (3), o prefeito Pedro Bigardi destacou a parceria entre a Prefeitura e as agremiações. “A prefeitura entra com a estrutura e o apoio na segurança e transporte para que as escolas apresentem seu trabalho na avenida. A intenção é levar ao público um belo desfile, com ambiente familiar e organizado, como tem sido nos últimos anos”, disse Bigardi.

Presente na reunião, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, falou da importância do Carnaval para a economia e o turismo da cidade. “Reconhecemos a importância das escolas de samba, que têm centenas de trabalhadores que se dedicam o ano inteiro para a realização desta grande festa, que cresce ano ano, fomentando não só a economia, mas o turismo na cidade.

Para garantir o conforto do público que vai assistir aos desfiles, além das arquibancadas cobertas, haverá 70 sanitários químicos (35 por dia de desfile), além de dez cabines sanitárias exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida. A iluminação também foi reforçada.

Entre as novidades deste ano está a praça de alimentação, que contará com três espaços ao longo da avenida – um no começo, outro no meio e um no fim – cada um com sete bancas do Varejão Noturno. Como opção, os foliões vão ter no cardápio pastel, caldo de cana, lanches variados, churros, tapioca, espetinhos, batata frita, sucos, crepes, frango frito e comida japonesa. Haverá mesas e cadeiras disponíveis.

Transporte – A Secretaria de Transporte preparou uma esquema especial de ônibus à Av. Pref. Luiz Latorre. Haverá llinhas partindo dos terminais Central, Hortolândia e Vila Arens, a partir das 19h. O desembarque será próximo à Faculdade Anhanguera. Ao final das apresentações, 18 ônibus vão sair sentido bairros, com itinerários criados de acordo com a necessidade.

O intervalo vai ser de 15 minutos entre um coletivo e outro. Lembrando que a previsão de término do desfile é à 1h da manhã. Assim, os ônibus começam a sair apenas no final das apresentações. O embarque vai ser na rotatória próxima à rodovia João Cereser. No domingo (7), o público poderá contar com a tarifa social de R$ 1.

O transporte de pessoas com deficiência conta com iniciativa da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante 20 vagas para usuários de cadeiras de rodas. Para garantir o transporte, basta ligar para o telefone 4589-8445 até as 14h desta sexta-feira (5). As vagas serão preenchidas por ordem de matrícula.

Um espaço entre a Luiz Latorre e a rua Jacinto Martinasso estará disponível para desembarque dos 20 ônibus fretados das cidades vizinhas, que vão trazer cerca de 800 foliões para o desfile.

Segurança – Com cerca de 86 Guardas Municipais, mais apoio tático e reforços da Polícia Militar, Polícia Civil e Ronda Escolar, a segurança será reforçada nos dias de desfile. Aliado a isso, o monitoramento por câmeras feito em todo perímetro da Av. Latorre vai possibilitar melhor movimentação da estratégica da guarda. O Sistema Integrado de Segurança ainda conta com a equipe do Corpo de Bombeiros, SAMU, Fiscalização do Comércio, Juizado de Menores e Posto de Atendimento do Procon.

Interdição viária – Vai haver interdição nos dois sentidos da Av. Luiz Latorre, a partir das 14h do sábado (6), até às 14h da segunda-feira (8). No trecho entre a ponte de acesso à Vila Hortolândia até a rotatória próximo à rodovia João Cereser, os carros vão contar com uma faixa para livre circulação.

Também será interditada a área para concentração do público e veículos de segurança entre a rotatória próximo à Felivel até a rua Aurora Germano de Lemos, além do viaduto de ligação sob a via Anhanguera, do bairro do Retiro à Av. Latorre.

Agentes de trânsito vão fazer a escolta dos carros alegóricos na sexta-feira (5), a partir das 22h, com saída do Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, até o trecho de concentração na Luiz Latorre. Para auxiliar a fluidez no trânsito e garantir a segurança, a Secretaria de Transportes escalou cerca de 15 agentes de trânsito por noite. Além disso, nove faixas informativas vão ser instaladas pela região alertando sobre as interdições aos motoristas.

Desfiles – Serviço

Escolas do grupo especial, que desfilam no sábado (6)

Abertura com a Corte da Alegria – 19h30

União da Vila – Entra na venida às 20h