Espaço Conectado será inaugurado no Jardim Novo Horizonte

Publicada em 03/02/2016 às 05:26
Dorival Pinheiro FilhoEspaço Conectado conta com acesso Wi-Fi gratuito de alta performance

Espaço Conectado conta com acesso Wi-Fi gratuito de alta performance

Com o objetivo de proporcionar o aumento da inclusão digital em Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), inaugura, nesta quinta-feira (4), às 17h, o Espaço Conectado, ambiente de convivência digital gratuito em substituição ao ‘Acessa Jundiaí’, no Jardim Novo Horizonte. O local fica na Associação de Acolhimento Bom Pastor (Estrada do Varjão, nº 1641).

Como diferencial, o Espaço Conectado conta com a tecnologia ‘zero client’, com terminais interligados em um único computador, reduzindo custos de implantação e manutenção. O acesso Wi-Fi, que agora passa a se chamar Conectado e substitui o antigo ‘Jundiaí é Digital’, passa a ser feito através de fibra ótica, garantindo alta capacidade e velocidade de navegação à internet.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, o Espaço Conectado representa uma inovação. “Em 2013, o prefeito Pedro Bigardi incumbiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de desenvolver um programa de inclusão digital. Em parceria com a Cijun, arquitetamos este formato que originou o Espaço Conectado, que conta com baixo custo para o município e alto teor de inovação, melhorando a performance.”

O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, explica que o novo sistema une e melhora dois projetos de inclusão digital do município. “Onde existir um Espaço Conectado teremos, além de computadores físicos, acesso Wi-Fi, pois sabemos que o uso de dispositivos móveis conectados vem aumentando exponencialmente em todas as esferas da população.”

O próximo Acessa Jundiaí a ser substituído por Espaço Conectado será o Central. Segundo Gilberto, para a transição é necessário que todos os equipamentos estejam plugados na rede de fibra ótica da Cijun, outra realização do governo Pedro Bigardi. “Jundiaí nunca teve rede própria e sempre dependeu de terceiros para suas conexões externas. Essa nova rede, que trafega dados em 10 gigabytes (GB) e utiliza tecnologia GPon, já conta com mais de 50 km de fibras lançadas pela cidade e este ano vai crescer ainda mais. E é essa rede que vai possibilitar que Jundiaí se torne uma cidade mais conectada”, afirma.

O horário de funcionamento do Espaço Conectado será das 8h às 17h. O Wi-Fi, pelo canal Conectado, ficará disponível 24 horas, mas restrito ao espaço físico onde a sala está instalada.

Para utilizar o espaço público, o usuário, maior de 18 anos, deverá apresentar o RG. Menores de 16 anos, somente acompanhados de responsável legal, com documento de comprovação. Também irá assinar um termo de compromisso, que estabelece regras para o uso, proibindo o acesso a sites de conteúdo pornográfico, a instalação de software e a prática de pirataria e vandalismo eletrônico.


Por Isabela Silva e Viviane Rodrigues

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/03/espaco-conectado-sera-inaugurado-no-jardim-novo-horizonte/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br