Secretaria de Transportes retira 57 carros abandonados das ruas em 2015

Publicada em 01/02/2016 às 11:20
Fotógrafos PMJProprietário tem 60 dias para retirar carro após ir para o pátio

Proprietário tem 60 dias para retirar carro após ir para o pátio

A Divisão de Fiscalização de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes, retirou das ruas da cidade, em em 2015, 57 veículos abandonados. O procedimento é baseado na lei municipal 7.219, de 19 de dezembro de 2008.

O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, afirma que apenas 11,5% dos carros abandonados ficaram parados em pátio. O restante foi recolhido pelo próprio dono. “Os agentes identificaram 494 carros abandonados no ano passado. Eles executam o adesivamento e o proprietário tem prazo de cinco dias para retirar o carro do local. Caso contrário, é iniciado o processo de guinchamento”, explica.

O processo de retirada dos veículos começa com uma denúncia pelo telefone 156. O decreto 21.861/2009 prevê que, para ser considerado abandonado, é necessário que o veículo possua uma das seguintes características: apresente somente a carcaça; tenha falta de um ou mais pneus; vidros quebrados, abertos ou ausentes; portas abertas ou destravadas; falta de placa; sinais de incêndio; sinais de depredação ou destruição; cobertura com lona ou qualquer outro material; mais de um pneu murcho e avarias.

“Após os cinco dias com o adesivo, o carro é guinchado e é publicado um decreto na imprensa oficial, com prazo de 60 dias para o proprietário retirar do pátio. Depois deste prazo vai para o leilão”, completa Folgozi. Após o guinchamento, o dono do veículo pode recuperá-lo indo até a Divisão de Fiscalização de Trânsito, munido de documentação regularizada e pagar as despesas com a remoção.

Por Luiza Ronchi

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/01/secretaria-de-transportes-retira-57-carros-abandonados-das-ruas-em-2015/