Secretário de Serviços Públicos fala no RWM Brasil

Publicada em 30/09/2015 às 05:32
Fotógrafos PMJSecretário apresentou experiência de Jundiaí no evento

Secretário apresentou experiência de Jundiaí no evento

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, realizou, nesta quarta-feira (30), na Feira RWM Brasil – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em São Paulo, a palestra ‘Capacitação e Pesquisa Fundamental para Desenvolvimento e Implementação de Um Mecanismo de Tratamento Mecânico e Biológico em Jundiaí’.

Ele destacou que, em Jundiaí, a produção diária de resíduos sólidos é de 0,96 quilos por pessoa diariamente. São 140 mil toneladas por ano (cerca de 384 toneladas por dia). O secretário explicou ainda sobre o projeto I-Nopa, em parceria com a Universidade de Braunschweig, da Alemanha.

De acordo com ele, por meio da parceria houve formação da equipe técnica do município; análise qualitativa e quantitativa dos grandes geradores; planejamento e implementação de um laboratório científico; caracterização dos resíduos domésticos; definição de rotas tecnológicas e promoção de plantas-piloto das técnicas de secagem e de compostagem; mapeamento de mercado e de produtos de consumo; e promoção de eventos para divulgar a informação produzida Intensificar a cooperação internacional.

Os projetos desenvolvidos na cidade no tratamento e gestão de resíduos sólidos, segundo o secretário, despertaram o interesse de diversos municípios, que firmaram cooperações técnicas com Jundiaí. Entre eles, Florianópolis (SC), Votuporanga (SP), Paulista (PE), Petrolina (PE), Cuenca (Equador), entre outras.

O secretário falou ainda sobre os equipamentos alemães em testes no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a leira e o contêiner, para tratamento de matéria orgânica.


Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2015/09/30/secretario-de-servicos-publicos-fala-no-rwm-brasil/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br