‘Crack, É Possível Vencer’ faz ação no São Camilo

Publicada em 23/09/2015 às 03:15
Alessandro RosmanMoradores em situação de rua são cadastrados no 3º Distrito Policial

Moradores em situação de rua são cadastrados no 3º Distrito Policial

Uma ação conjunta deflagrada por guardas municipais de Jundiaí, com a participação direta e apoio de policiais civis, representantes das secretarias de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Serviços Públicos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no São Camilo, como parte do Programa “Crack, É Possível Vencer”, desenvolvido em parceria com o governo federal.

A operação terminou com 52 moradores em situação de rua levados para o 3º Distrito Policial para serem cadastrados. Por meio deste raio-X, em que o perfil completo da pessoa averiguada é armazenado no sistema digital da GM, é possível direcionar cada caso às esferas da justiça, ação social e saúde.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, as ações são constantes em locais já mapeados. “Procuramos atender as solicitações que nos chegam por meio de reclamações de moradores destas regiões, ofícios e até solicitações que partem da Câmara Municipal”, comenta Ferraz.

Com o cadastro, integrantes do programa “Crack, É Possível Vencer” conseguem saber a cidade de origem e a filiação das pessoas, se ela cometeu crimes e deve para a Justiça, se tem problemas de saúde e até se está desaparecida, caso receba a solicitação de familiares. O fichário fica arquivado acompanhado por uma fotografia.

“Todas essas informações são essenciais para que os eixos (segurança, saúde e assistência social), que formam a base do programa, consigam traçar diretrizes para resolver a situação dessas pessoas”, comenta o subinspetor da GM, Luiz Carlos de Lacerda Petrachin, que esteve no comando da operação desta quarta-feira.

Segundo Lacerda, o retorno à cidade de origem, tratamento especializado contra a dependência química ou qualquer outro problema de saúde e a possibilidade de a pessoa entrar na listagem de quem precisa de moradia são alguns dos itens que deram a origem do programa “Crack, É Possível Vencer”.

Novas ações integradas com a participação das forças de segurança e secretarias da administração municipal estão previstas de acordo com a necessidade.

Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2015/09/23/crack-e-possivel-vencer-faz-acao-no-sao-camilo/