Jundiaí participa da mobilização nacional “Dia de Ler.Todo Dia!”

Publicada em 22/09/2015 às 01:46

Jundiaí participa, no dia 1º de outubro, pela primeira vez, da mobilização nacional de incentivo à leitura: “Dia de Ler.Todo Dia!” A ação é semelhante ao Dia do Desafio. O município vai competir com outros 324 para saber qual a população que mais tem o hábito de ler. Na cidade, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.

Durante a maratona de leitura, vale ler romance, poesia, receitas, biografias, obras de ficção, gibis, jornais, revistas, enfim. Não precisa ser a publicação inteira, um parágrafo já conta. A leitura pode ser feito em qualquer lugar. Para que o ato seja incluído na contagem, é necessário registrar a participação, enviando uma foto para o email biblioteca@jundiai.sp.gov.br. E para quem gosta de postar fotos nas redes sociais, a Prefeitura de Jundiaí vai lançar a hashtag #DiadeLerJundiaí. “Todas as escolas da rede municipal de ensino vão participar. Mas a ideia é mobilizar também a comunidade. Aderimos ao movimento porque ele vem ao encontro do trabalho de incentivo à leitura e à escrita,realizado desde o início da administração Pedro Bigardi, e porque, em 2014, foi incluído no calendário municipal a Semana da Leitura e Literatura, em outubro, e o Dia da Leitura (12 de outubro)”, ressalta a diretora de Fomento à Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, Leila Casote.

“É também mais uma iniciativa que contribui para reforçar os projetos já desenvolvidos pela Secretaria de Educação, todos voltados para o estimulo à leitura e sua naturalização no cotidiano de crianças, jovens e adolescentes da rede municipal de ensino”, acrescenta o secretário de Educação, José Renato Polli.

A Biblioteca e as Diretorias de Educação Infantil 1 e 2, e de Ensino Fundamental também vão aproveitar a data especial para mostrar as ações desenvolvidas para o incentivo da leitura na Nelson Foot e nas Emebs, com os alunos e os pais.

Sarau – Também em comemoração a Semana Municipal da Leitura e Literatura, a Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria de Educação promove um Sarau Literário na biblioteca. O evento, marcado para o dia 8, às 19h, vai reunir alunos e professores vencedores do 3º Concurso Semana da Pátria – “Fazendo Arte e Literatura na Escola.” A atividade é aberta ao público.

A Nelson Foot fica no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcante, 396, Vila Arens.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2015/09/22/jundiai-participa-da-mobilizacao-nacional-dia-de-ler-todo-dia-2/