Serra do Japi recebe plantio de novas árvores

Publicada em 21/09/2015 às 10:02
Fotógrafos PMJO grupo plantou 150 mudas de árvores nativas na Reserva Biológica

O grupo plantou 150 mudas de árvores nativas na Reserva Biológica

Uma área desmatada do Sítio Santana, recentemente incorporado ao patrimônio público dentro da Reserva Biológica (Rebio) Municipal da Serra do Japi, recebeu no domingo (20) o plantio de 150 árvores nativas. A ação, coordenada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, fez parte da iniciativa “Hora Verde”, que envolveu mais de 60 municípios paulistas e contou com o apoio de voluntários.

“Além da retomada florestal do espaço, esse tipo de ação visa estimular toda a comunidade a participar da conservação do meio ambiente”, afirma a secretária Daniela da Camara Sutti.

O trabalho foi viabilizado em parceria com o Jardim Botânico, vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, que articulou mudas, equipamentos e pessoal para o transporte das mesmas e abertura das covas de plantio.

De acordo com o diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, a Hora Verde é organizada pelo Sistema Ambiental Paulista, do governo estadual, e propõe iniciativas públicas ou comunitárias de plantio de espécies nativas lembrando o Dia da Árvore.

O Sítio Santana, com mais de 130 mil metros quadrados, é quase vizinho da Base Ecológica criada em 1991, juntamente com a reserva biológica municipal acessada pela Estrada do Mirante (Malota) em que está inserido e que ocupa 8% da área da Serra do Japi dentro do município de Jundiaí. A transferência de domínio para a Prefeitura, em acordo judicial, garantiu a permanência da família de caseiros em pequena parte da área total.

O trabalho de plantio do domingo, com resultados a médio prazo, foi auxiliado pela presença de uma pequena bica de água junto ao local. A movimentação de voluntários também foi marcada pela presença sonora de aves locais ou migratórias, que iniciam nesta época na serra (e em toda a cidade) sua fase de maior presença até meados de março.

Fotógrafos PMJAdultos e crianças misturaram esforços: mão na terra e na vida

Adultos e crianças misturaram esforços: mão na terra e na vida

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2015/09/21/serra-do-japi-recebe-plantio-de-novas-arvores/