Saúde prorroga campanha de vacinação contra pólio

Publicada em 28/11/2014 às 04:59
Arquivo – PMJMeta é vacinar 95% da população-alvo

Meta é vacinar 95% da população-alvo

A Secretaria de Saúde vai prorrogar até 12 de dezembro a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, que terminaria nesta sexta-feira (28). Os pais que ainda não levaram os filhos até 5 anos para tomar a vacina podem procurar qualquer uma das 37 unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, até terça-feira (25) foram vacinadas 15.954 crianças contra a pólio, o que corresponde a cobertura de 74,78% do público estimado, que é de 21.335. Já a vacina contra tríplice viral atingiu 74,59% de cobertura. A meta é vacina, no mínimo, 95% da população-alvo.

“A cobertura não atingiu a meta, por isso decidimos prorrogar a campanha. Lembrando que é muito importante que todas as crianças com 5 anos incompletos sejam vacinadas”, destaca a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica.

A vacina contra a pólio é voltada para as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. Já a vacina contra sarampo é aplicada nas crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade.

“A pólio está erradicada no Brasil desde 1989, mas temos de continuar trabalhando para proteger nossas crianças. O objetivo da campanha é cobrir falhas vacinais e também alcançar os faltosos”, frisa a enfermeira Solange Marquezin.

Já o sarampo, depois de alguns anos erradicado no Estado de São Paulo voltou a preocupar. No ano passado, o Estado registrou 7 casos da doença. Em Jundiaí, não foram registrados casos.

A Vigilância Epidemiológica pede aos pais que levem a carteira de vacinação da criança para que os profissionais possam avaliar e atualizar as coberturas, caso necessário.


Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2014/11/28/saude-prorroga-campanha-de-vacinacao-contra-polio/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br