Prefeito recebe dois ônibus adaptados para estudantes

Publicada em 27/11/2014 às 06:32
Paulo GrégioEntrega dos ônibus foi feita no Paço Municipal

Entrega dos ônibus foi feita no Paço Municipal

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato, receberam nesta quinta-feira (27), no Paço Municipal, dois ônibus adaptados do Programa Caminho da Escola – Ônibus Acessível, do Governo Federal. A entrega dos veículos foi efetuada por Marcelo de Vito, gerente da empresa Mercalf, concessionária que representa a marca Iveco.

O Programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares dos municípios e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

O Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e em parceria com o Inmetro, oferece veículos com especificações próprias para o transporte de estudantes e adequado às condições de tráfego das estradas das zonas urbana e rural. A Prefeitura de Jundiaí fez a adesão ao programa em 2013.

“É mais uma conquista desses 2 anos. Através de convênios, adesão a programas já conseguimos muita verba tanto estaduais quanto federais. O conjunto de recursos obtidos é o maior da história do município. Só para habitação, conquistamos mais de R$ 150 milhões. Estamos tendo projetos aprovados em várias áreas. Até o final do ano, teremos mais de 10 entregas de obras”, destacou o Pedro Bigardi.

Utilização – Os dois ônibus enviados para o município possuem uma área reservada para cadeira de rodas e capacidade para 20 pessoas sentadas. Cada veículo doado pelo programa custou cerca de R$ 150 mil.

“Eles serão utilizados para atender aos projetos da Secretaria de Educação. Como temos o serviço de transporte escolar, esses ônibus entram como suplemento para as atividades extraclasse. As crianças utilizarão para ir, por exemplo, ao Cream (Centro de Referência em Educação Ambiental), ao museu, ao Jardim Botânico, onde desenvolvemos o Programa de Educação Ambiental. O fato de serem adaptados também é extremamente importante. A acessibilidade sempre foi uma preocupação. Eles chegam em boa hora”, enfatizou o secretário de Educação, Durval Orlato.

Avanço – O coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, lembrou que além dos dois novos veículos que possuem elevadores e espaço para cadeirantes, o município aumentou de 150 para 203 a frota de ônibus adaptados que compõem o sistema de transporte coletivo.

“Também conseguimos quatro vans para atender crianças da APAE e 10 vans adaptadas para atender as entidades. Avançamos muito, nos últimos dois anos, na questão do transporte adaptado. Isso nos deixa muito feliz.”

A entrega dos veículos foi acompanhada por secretários municipais, diretores da Prefeitura de Jundiaí, pelo presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, por vereadores e representantes da Guarda Municipal.

Paulo GrégioAcessibilidade é meta do governo Pedro Bigardi

Acessibilidade é meta do governo Pedro Bigardi


Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2014/11/27/prefeito-recebe-dois-onibus-adaptados-para-estudantes/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br