Saúde em movimento amplia as ações nos bairros

Publicada em 29/08/2013 às 03:21
Cleber de AlmeidaExercícios dirigidos, como o ziguezague, melhoram a saúde geral.

Exercícios dirigidos, como o ziguezague, melhoram a saúde geral.

Uma atividade preventiva que une ginástica, sociabilidade e equilíbrio emocional está cada vez mais presente nas atividades da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvidas nos bairros da cidade – e que beneficia, principalmente, a população idosa. Trata-se do programa “Você + Saudável”, uma modalidade das chamadas PICS (práticas integrativas e complementares em saúde).

“Quando comecei a participar, praticamente não conseguia dobrar o joelho. Hoje isso melhorou e participo de diversos exercícios. Tem gente aqui com mais de 80 anos e o professor é muito paciente com todos”, comentou Olívia Conceição Rosa Aparecido, na sessão matinal desta quinta-feira (29). Ela faz parte do grupo da UBS Jardim do Lago , que usa a quadra esportiva da escola Geralda Bertola Facca.

As inscrições são feitas sempre nos “postinhos” de saúde. No horário das 7h, existem turmas na UBS Jardim do Lago às segundas e quintas-feiras, assim como na UBS Jardim Tulipas e na UBS Vila Rio Branco.

No mesmo horário das 7h, mas às terças e sextas-feiras, estão a UBS Santa Gertrudes, a UBS Eloy Chaves e a UBS Ruy Barbosa.

Outra turma, no horário das 8h20, acontece às segundas e quintas-feiras na UBS Jardim Esplanada, na UBS Morada das Vinhas e na UBS Centro (esta às 8h15).

Ainda nesse horário das 8h20 acontecem nas terças e sextas-feiras as turmas na UBS Vila Maringá, na UBS Sarapiranga-Medeiros e na UBS Jardim Tamoio (esta às 8h15).

No horário das 9h40, acontecem nas segundas e quintas-feiras os grupos nas UBS Retiro-Jardim Guanabara, na UBS Vila Rami e nas UBS Vila Aparecida-São Camilo (estas, às 9h30).

Nas turmas de terça e sexta-feira, também às 9h40, as turmas são do PSF Vila Ana, da UBS Novo Horizonte e da UBS Jardim Tarumã (esta, às 9h30).

No horário das 10h50 tem ainda turmas extras na UBS Jardim Esplanada, na UBS Vila Rami, no PSF Vila Ana e na UBS Vila Maringá.

Ziguezague – Para o professor Marlon Roberto Beisiegel (que divide as aulas com os colegas Zacarias e Alessandra), a ginástica praticada nesse programa voltado principalmente para a população idosa é diferente da convencional.

“Ela envolve aspectos comportamentais, de sociabilidade e de práticas aplicadas para o dia a dia. Um exercício que temos, que envolve a reação diante de pequenos obstáculos, orienta uma atividade de ziguezague que beneficia o equilíbrio”, explicou.

No caso do Jardim do Lago e do Santa Gertrudes, ele também aproveita as quartas-feiras para turmas de ioga. Uma parte do horário também é reservada por ele e colegas para o atendimento mais individualizado (consultoria).

As parcerias são fundamentais ao programa. Além da quadra da escola, que às 8 horas já reflete o som dos estudantes que esperam a devolução da mesma, também um salão de igreja é emprestado no caso da ioga. A expectativa é que a nova UBS, planejada para dentro do futuro Parque do Jardim do Lago, estimule ainda mais a prática.

“O papel desses profissionais é oferecer à população uma terapêutica corporal que exerça conjuntamente com os demais profissionais da saúde uma assistência focada na integralidade”, explica Miriam Sanfelice, da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Neste domingo (1), esses educadores físicos também celebram sua data. E a melhor maneira de prestigiar esse trabalho é pela participação.

Cleber de AlmeidaGrupo numeroso na UBS Jardim do Lago: outras 15 unidades oferecem a atividade

Grupo numeroso na UBS Jardim do Lago: outras 15 unidades oferecem a atividade


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/29/saude-em-movimento-amplia-as-acoes-nos-bairros/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br