Conselho de Saúde discute novidades do setor

Publicada em 27/08/2013 às 04:50
Paulo GrégioCélia (à direita)  e Iracema avaliam pauta como um marco do presidido

Célia (à direita) e Iracema avaliam pauta como um marco do presidido

A melhora do serviço de radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo e o novo acordo entre sete municípios para o atendimento regional dos moradores são alguns dos temas em pauta na 114ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (Comus), marcada para o dia 4 de setembro, às 19 horas, no auditório do oitavo andar do Paço.

“Temos recebido uma atenção muito grande dos gestores da Secretaria de Saúde e esses são alguns casos em que isso têm ocorrido. Pudemos discutir os detalhes do novo convênio de radioterapia, que envolve uma reestruturação da oncologia, e também o que está em jogo com a busca de um novo arranjo entre as cidades”, explica a presidente do Comus, Célia Regina de Moura Silva.

A pauta completa tem a aprovação da ata da reunião anterior, relatos das comissões permanentes de políticas de saúde, de orçamento e de relação com conselho gestor, o encaminhamento de casos de falta de respostas a ofícios, uma denúncia de irregularidades de folha ponto, o convênio de radioterapia, o novo pacto regional (Sispacto), o pedido de presença do Comus nas reuniões do Conselho Estadual de Saúde, um pedido de apoio a reivindicações dos médicos e uma sessão de informes.

“Vamos falar também do curso de capacitação de conselheiros e gestores, em preparação junto com a Escola de Governo para apoio do Ministério da Saúde, que pode envolver até 1,5 mil pessoas. E também da esperada passagem do Fundo Municipal de Saúde, antes na área de Finanças, para a própria pasta como determina a lei 8.082 relativa ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, adianta Célia.

Avanço – Ela também destaca a chegada de equipes itinerantes de saúde mental na rede de atenção básica (os Núcleos de Apoio de Saúde da Família) e a extensão para 24 horas do atendimento de orientação do Centro Especializado em Álcool e Drogas (Cead) como outro avanço que responde a reivindicações do conselho.

Para a conselheira Iracema Rodrigues Leal, a análise da coordenadora está correta. “Há uma boa impressão sobre os rumos do setor e isso está refletindo em uma vontade de ampliar a participação também no Comus”, afirma. As reuniões acontecem em todas as primeiras quartas-feiras de cada mês. Outros contatos são o telefone 4589-8813 e o e-mail comus@jundiai.sp.gov.br

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/27/conselho-de-saude-discute-novidades-do-setor/