Saúde regional discute cooperação com Estado

Publicada em 26/08/2013 às 06:45
Paulo GrégioReunião parcial do comitê regional de saúde: processo de reestruturação

Reunião parcial do comitê regional de saúde: processo de reestruturação

A definição de serviços médicos no Hospital Regional, as responsabilidades compartilhadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, as novas modalidades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e outras questões foram discutidas nesta segunda-feira (26), em reunião do comitê de saúde da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), que integra Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista.

“Estamos iniciando a discussão sobre os equipamentos que devem fazer parte do Hospital Regional para complementar o sistema já existente e suas lacunas”, explicou Márcia Bevilacqua, diretora regional da Secretaria Estadual de Saúde, sobre o levantamento para o uso futuro do equipamento de média e baixa complexidade.

O secretário Cláudio Miranda, de Jundiaí, explicou que também a versão regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ainda precisa avançar em diversos detalhes. “Trouxemos o modelo cooperativo de Bragança Paulista, mas ainda há pontos a avançar para a adesão de todos. O importante é garantir a qualidade do primeiro atendimento para evitar sequelas”, afirma.

No caso do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma visita marcada para esta terça-feira (27), às 15h, com os secretários municipais de Saúde, deve iniciar uma análise das áreas cobertas atualmente sobre as demandas regionais. “O mais importante é termos uma visão conjunta de como melhorar a estrutura da saúde pública”, afirma José Roberto Spinucci, que coordena a pasta em Várzea Paulista.

Durante o encontro, foi anunciado o ajustamento oficial da região de saúde no formato da Aglomeração Urbana, com sete municípios. Para a titular do setor em Louveira, Pamela Mango, as possibilidades de maior cooperação envolvem benefícios para o atendimento ao público. “Isso está exigindo também um esforço de trabalho de cada município”, comenta.

A reunião contou também com Ivone Pina, representante da Secretaria de Saúde de Jarinu, e do diretor de planejamento Gerson Vilhena Pereira, também de Jundiaí.

Paulo GrégioCláudio e Márcia no projeto do hospital: detalhamento de serviços a cargo dos sete municípios

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/26/saude-regional-discute-cooperacao-com-estado/