Programa antitabagismo une Saúde e Educação

Publicada em 26/08/2013 às 06:54
Paulo GrégioOs médicos Carlos e Carla: foco na prevenção com crianças e adolescentes

Os médicos Carlos e Carla: foco na prevenção com crianças e adolescentes

Na quinta-feira (29), uma palestra no Complexo Argos vai marcar uma nova cooperação entre os setores de saúde e educação no setor de tabagismo em Jundiaí. Serão pelo menos 400 pessoas entre funcionários, professores e gestores da Secretaria Municipal de Educação em duas sessões marcadas para as 8h e 10h, pelo Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT).

“Nosso objetivo é sensibilizar sobre o fato de que 80% dos dependentes de tabaco contraem esse hábito antes dos 19 anos de idade, alguns até mesmo ainda crianças. Da mesma forma, muitos são fumantes passivos e podem ter sinais de excessos de familiares por cheiro nas roupas, por exemplo”, explica a médica pediatra Carla Ruske Arantes Pereira.

A cooperação ocorre depois de uma pesquisa realizada por gestores da própria Educação, como Suzette Vermiglio, com mais de 2,5 mil pessoas na rede de colaboradores sobre hábitos alimentares, de atividades físicas e de outros hábitos como o tabagismo. A presença dessa prática levou a uma nova abordagem e metade dos envolvidos colocou a demanda de um processo de apoio.

“Temos um excelente retorno com o método que usamos, baseado antes em sensibilização e somente medicamentoso em caso de necessidade. Mas nos faltava esse tipo de levantamento para uma parceria como essa”, explica o médico Carlos Henrique Moraes Costa, coordenador do programa.

A principal possibilidade é a criação de grupos de apoio dentro da própria estrutura do setor de educação, em horários diferenciados do programa como de manhã e à noite, com apoio de materiais e cartazes que serão levados nas palestras.

Aniversário – A comemoração dos 6 anos de atuação do programa, que vem ampliando atividades, acontece sexta-feira (30), a partir das 14h, no tradicional espaço do quarto andar do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Anhangabaú. Os convidados são os participantes atuais dos grupos e também os ex-fumantes que passaram pelo programa, mas qualquer simpatizante pode comparecer.

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/26/programa-antitabagismo-une-saude-e-educacao/