Na Biblioteca, Sapiranga homenageia a cultura brasileira

Publicada em 26/08/2013 às 03:53
DivulgaçãoCantor encanta a plateia: celebração da Cultura

Cantor encanta a plateia: celebração da Cultura

A Biblioteca Municipal Nelson Foot comemorou o Dia do Folclore com a apresentação do show do cantor baiano Sapiranga, sexta-feira(23). A apresentação, uma homenagem à Cultura Brasileira, lotou a ala de leitura da Biblioteca.

Além de cantor, Sapiranga é pesquisador e trouxe para o público as vertentes da cultura popular brasileira. Ele vem da Bahia e traz na bagagem experiência adquirida com as pesquisas por todo o Brasil e também pela convivência com artistas como Xangai, Margareth Menezes, Almir Sater, Papete, Gereba e Bule Bule, entre outros nomes da cultura popular brasileira. No repertório, a mitológica ‘Pássaro Noturno’, a canção brejeira ‘A morena mais eu’ e a latino americana ‘Cicatrizes do Equador’, em parceria com Eduardo Vianna.

Aos 35 anos de idade, Sapiranga, muito simpático e tranquilo, fala com gosto da cultura brasileira. “O Brasil é tão rico, um país com muitas faces que recebe influência da música indígena, européia, dos sotaques, das sonoridades. Tudo que se faz aqui -explica o cantor- retrata o nosso país continental”.

No show, marcando a cultura brasileira e o folclore, o cantor teve a companhia de Thiago Siqueira (guitarra e violões) e Michel Danon (percussão e flauta). Sapiranga contou também com uma convidada especial, a cantora e pesquisadora de cultura popular Katya Teixeira, que definiu folclore como “é sabedoria popular”. A apresentação contou também com o ator José Renato Forner, que encenou o texto folclórico local ‘O Lobisomem da Santa Clara’, sob direção de Carlos Pascoalin.

Viva – A diretora, Leila Casote, disse que a Biblioteca Municipal tem se tornado um lugar de cultura viva. “A Biblioteca vive de acordo com a realidade da cultura no Brasil, tem vida. A cultura popular brasileira faz parte do nosso dia a dia e, além dos livros, a Biblioteca tem espaço para cultura ao vivo, como o show do Sapiranga que encantou o público que compareceu”. Leila informou que outros eventos musicais estão sendo definidos para acontecer no espaço da Biblioteca.

DivulgaçãoSapiranga é também pesquisador cultural: show

Sapiranga é também pesquisador cultural: show


Por Rosana Pagano

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/26/na-biblioteca-sapiranga-homenageia-a-cultura-brasileira/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br