Audiências do PPA reúnem mais de 500 pessoas

Publicada em 26/08/2013 às 12:22
Alessandro RosmanPrefeito Pedro Bigardi participa dos encontros com a população

Prefeito Pedro Bigardi participa dos encontros com a população

As audiências públicas para apresentação e discussão do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Jundiaí, reuniram cerca de 500 pessoas neste fim de semana. Para o prefeito Pedro Bigardi, que participou dos três encontros realizados até agora, a grande participação da população é uma vitória para o governo.

“A gente precisa ouvir o que a população tem para nos falar, suas urgências. Isso alimenta o governo”, disse o prefeito, neste domingo (25), durante a audiência no Clube Caxambu, região leste da cidade. “Até o início de setembro vamos finalizar o PPA e mandar para a Câmara, que também vai discuti-lo.”

O prefeito destacou que as audiências públicas têm sido um processo novo para a cidade. “Pela primeira vez estamos conseguindo fazer um debate público e a população da cidade está tendo a oportunidade de participar do processo de construção do PPA. É um ganho tanto para a cidade quanto para o governo.”

O balanço das primeiras audiências é positivo, de acordo com o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, que está conduzindo as audiências ao lado do secretário de Finanças, Paulo Galvão. “Até agora foram três audiências vitoriosas que mostram que o caminho do diálogo é o mais correto”, avaliou o secretário.

Estão previstas ainda mais duas audiências. Nesta segunda-feira (26), o PPA será apresentado para todos os funcionários públicos, no Teatro Polytheama. Encerrando, na terça-feira (27), a audiência vai reunir moradores das regiões sul e central, no Complexo Argos (av. Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Audiências – A série de audiências começou sábado (24) pela manhã, no auditório da Fazenda Ermida, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. No sábado à tarde, o encontro foi no Centro Comunitário da Vila Hortolândia, e reuniu mais de 150 pessoas. Neste domingo (25), a audiência no Clube Caxambu também contou com cerca de 150 pessoas.

As audiências contaram ainda com a participação do secretariado da administração municipal, que tiveram a oportunidade de responder às reivindicações dos participantes. Entre eles, Durval Orlato (Educação), Daniela da Câmara (Planejamento e Meio Ambiente), Claudio Miranda (Saúde), Dinei Pasqualini (Transportes), Marcelo Cereser (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Edson Aparecido da Rocha (Negócios Jurídicos), Marilena Negro (Assistência Social), Denis Crupe (Administração), Tércio Marinho (Cultura), José Roberto Aprillanti Júnior (Obras), além de diversos diretores.

O Legislativo também marcou presença nas reuniões com a participação de diversos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Gerson Sartori, Paulo Malerba, Rafael Purgato, Antonio de Pádua Pacheco, José Adair de Souza, Marcelo Gastaldo, Rogério Ricardo da Silva e Márcio de Sousa.

Reivindicações – Todas as pessoas que participam da audiência têm direito a falar e expor suas ideias, reclamações e reivindicações. Cada região tem suas peculiaridades, mas alguns temas, como educação, mobilidade e saúde são comuns.

Muitos pedidos da população já estão previstos no PPA, como a melhoria no sistema de saúde, que prevê a construção de um hospital municipal e quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Mas o secretário Zeca Pires lembra que todas as propostas feitas durante as audiências serão avaliadas e levadas em consideração.

“Devemos incorporar tudo que estiver de acordo, levando em conta o orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nossa equipe já está trabalhando para incorporar ao texto do PPA as questões levantadas nestas audiências”, afirmou.

O PPA – O Plano Plurianual 2014-2017, explica o secretário Paulo Galvão durante as audiências, está sendo feito com base no Programa de Metas, construído a partir do Programa de Governo do prefeito Pedro Bigardi.

Desta forma, o PPA tem 5 eixos, divididos em 27 programas e inúmeras ações.O eixo 1, “Cuidar das Pessoas”, tem 13 programas que englobam ações como a construção do hospital municipal, 4 UPAs, escolas infantis, adaptação de 74 km de passeios públicos com piso tátil e acessibilidade, aumento do efetivo e descentralização da Guarda Municipal.

O eixo 2, “Crescer com Qualidade”, tem 5 programas e ações como construção do BRT, de ciclovias, bicicletários e ciclorrotas, aumento da capacidade de transposição da Rodovia Anhanguera, implantação do bilhete único, melhoria na infraestrutura do transporte coletivo, diminuir para 60 anos a gratuidade do transportes público e reestruturação e urbanização do Jardim São Camilo.

O eixo 3, “Desenvolvimento com Inclusão Social”, é dividido em 2 programas: modernização da agricultura, abastecimento e turismo rural e política de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, ciência e tecnologia. Entre as ações estão a criação do Polo Tecnológico/Centro de Inovação, disponibilização de serviços pela internet, implantação de rede de fibra ótica, fomento do artesanato local, criação do Projeto Selo de Qualidade Rural de Jundiaí e ampliação do número de feiras noturnas.

No eixo 4, “Gestão Eficiente e Transparente”, estão previstos 6 programas e ações como implementação de controle interno, que já foi implantado com a criação da Controladoria-Geral do Município, criação do projeto Prefeito nos Bairros, que também já está sendo implemento, criação do Conselho das Cidades e implementação do sistema de custos e resultados econômicos e do Boletim da Transparência.

O eixo 5, “Integração Regional”, prevê um programa, Integração e Desenvolvimento Regional, com ações como tratar conjuntamente as questões hídricas, de saneamento, viária e de segurança, integrar o PPA municipal ao federal e apoiar o trem expresso Jundiaí-São Paulo.

Alessandro RosmanNa Vila Hortolândia, representantes da Prefeitura ouvem moradores

Na Vila Hortolândia, representantes da Prefeitura ouvem moradores


Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/26/audiencias-do-ppa-reunem-mais-de-500-pessoas/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br