Secretários de Saúde fazem duas reuniões

Publicada em 23/08/2013 às 06:15

A câmara técnica de saúde da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) promove duas reuniões no começo da próxima semana. A primeira acontece na próxima segunda-feira (26) com um encontro a partir das 16 horas, no gabinete da pasta, em Jundiaí. E a segunda, na verdade uma visita técnica organizada pela Diretoria Regional de Saúde do Estado, está marcada para terça-feira (27) na unidade local do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a partir das 15 horas.

“Na reunião dos secretários estaremos discutindo o que se chama de repactuação. Como temos diversos municípios na região, é preciso fazer uma análise do que pode ser feito nas instalações existentes em cada cidade, abrindo espaço até para a transferência de recursos entre prefeituras como é preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário Cláudio Miranda.

O tema, de acordo com as mais recentes reuniões de prefeitos ou de secretários da área (como na visita técnica a obras do Hospital Regional), está bastante amadurecido e envolve o levantamento de todas as possibilidades de cooperação entre os municípios nas áreas de baixa, média e alta complexidade e também nas urgências que possuem sua meta de trabalho no projeto do SAMU Regional.

AME – Na terça-feira (27), os secretários fazem a visita técnica ao AME Jundiaí, também mantido pelo governo estadual. Uma das questões principais é o levantamento de informações sobre a capacidade instalada atual e o papel puramente diagnóstico realizado para os pacientes das redes de saúde dos municípios.

“Agora é um momento em que os novos governos estão já instalados e podem orientar a melhoria dessa cooperação”, explicou a diretora regional Márcia Bevilacqua, do DRS 7 da Secretaria Estadual de Saúde.

Para conselheiros de saúde, a questão está em aberto. De acordo com Agostinho Moretti, a tecnologia usada para os diagnósticos é importante para orientar tratamentos. Já para Irineu Romanatto, o AME poderia também acompanhar os casos para aliviar as redes municipais. A busca de melhoria na eficiência do sistema formado entre os municípios e também com os serviços estaduais é esperado como saldo dos esforços.

“A saúde é um setor caro, então vamos investir na reestruturação com pronto atendimentos e um novo hospital no futuro. Mas essa cooperação entre as cidades da região é essencial. Imagine a redução de seqüelas apenas se contarmos com o Samu Regional”, resume Miranda.

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/23/secretarios-de-saude-fazem-duas-reunioes/