Comemorações da Pátria começam dia 1º com solenidade e atrações culturais

Publicada em 21/08/2013 às 06:28
Cleber de AlmeidaRepresentantes do 12º GAC estarão no desfile: tradição

Representantes do 12º GAC estarão no desfile: tradição

Neste ano, comemora-se os 191 anos da independência do Brasil. Foi em 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, que Dom Pedro I declarou a famosa frase: “Independência ou Morte”. Em Jundiaí, as comemorações alusivas à data começam dia 1º de setembro (sábado), com o fogo simbólico que sairá da Esef (Escola Superior de Educação Física) em direção ao Parque da Cidade, onde ocorrerá uma solenidade com autoridades e atrações culturais.

“Neste ano, a Semana da Pátria terá uma programação diferente, unindo os valores culturais ao civismo, já que através da cultura podemos contar a história do país e do povo, valorizando a vida e elevando a paz”, explica o diretor de Cultura, Eufraudisio Modesto Filho.

O fogo simbólico irá seguir, em revezamento, pela avenida Nove de Julho, Jardim Botânico até o Parque da Cidade. Após a solenidade, as autoridades farão uma caminhada cívica até o palco do parque, passando das comemorações cívicas da abertura para as atrações culturais.

Atrações musicais – Daniel Zanna, cantor e compositor, apresenta o melhor da música popular brasileira, influenciado por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Milton Nascimento, além de letras próprias.

Brasileríssimo formado por três bandas: Trio Serelepe , forró pé de serra, com clássicos de canções consagradas do gênero, resgatando a música brasileira nordestina com releituras de Alceu Valença, Dominguinhos, Trio Virgulino, Luiz Gonzaga e outros. Limão Brasil e Brasil in Conserto que tocam MPB com temperos de samba rock. Para finalizar, a dupla Cristiano de Carvalho e Rafael irá cantar grandes sucessos sertanejos.

Desfile – Assim como nos anos anteriores, o desfile de 7 de setembro acontece na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 9h30. A Secretaria de Cultura está recebendo inscrições de grupos, instituições, entidades e escolas que queiram participar. “A essência dos desfile são as crianças através das escolas. É importante que dentro dos afazeres escolares esteja a formação cultural e cívica”, explica Eufra.

Transporte – A Secretaria Municipal de Transporte irá oferecer esquema especial de ônibus para a abertura no Parque da Cidade e também para o desfile na Luiz Latorre.

Por Flávia Alves

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/21/comemoracoes-da-patria-comecam-dia-1-com-solenidade-e-atracoes-culturais/