Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado (24)

Publicada em 19/08/2013 às 06:35
Arquivo – PMJCobertura vacinal em Jundiaí está acima da média brasileira

Cobertura vacinal em Jundiaí está acima da média brasileira

Neste sábado (24), toda a rede municipal de Atenção Básica formada por 37 unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (PSF) estará funcionando, das 8h às 17h, para o atendimento aos moradores na abertura da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. A iniciativa vai funcionar em Jundiaí até a sexta-feira (30).

“No município, as coberturas vacinais das crianças estão satisfatórias. Mas essa é também uma oportunidade para atualizar a vacinação de toda a família”, explica a enfermeia Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica.

A campanha nacional prioriza as vacinas do calendário básico infantil, formadas por BCG, Hepatite B, Penta, Poliomelite (VIP e VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amerela, Tríplice Viral e DTP. Para isso, os pais devem levar a caderneta de vacinação dos filhos menores de 5 anos para verificação de alguma vacina em atraso.

O objetivo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é incrementar as coberturas vacinais (CV) e a homogeneidade (H) em todo o País para a manutenção da erradicação da poliomelite e do sarampo, incluindo ainda o controle de outras doenças imunopreveníveis.

Em Jundiaí, a equipe municipal colocará à disposição também as doses para adultos, focando também a prevenção de toda a família.

Os postos serão exclusivamente as unidades de saúde, espalhadas por Centro, Vila Rio Branco, Vila Aparecida, Jardim São Camilo, Jundiaí-Mirim, Rio Acima, Caxambu, Jardim Tarumã, Colônia, Vila Nambi, Vila Ruy Barbosa, Jardim Tamoio, Ivoturucaia, Vila Esperança, Agapeama, Jardim do Lago, Jardim Esplanada, Vila Rami, Vila Comercial, Vila Maringá, Eloy Chaves, Fazenda Grande, Novo Horizonte, Retiro, Jardim Guanabara, Vila Hortolândia, Vila Marlene, Morada das Vinhas, Parque Centenário, Vila Ana, Corrupira, Traviú, Jardim Tulipas, Anhangabaú, Pitangueiras, Jardim Santa Gertrudes e Santa Gertrudes.

Reforço – A cobertura vacinal em Jundiaí, acima da média brasileira, foi recentemente reforçada pelos testes do serviço de plantão na UBS Central, aos sábados. Para a Secretaria de Saúde, entretanto, as iniciativas reforçam a busca dos 100% de cobertura preventiva. “Isso vai acontecer neste sábado, considerado o Dia D de divulgação e mobilização nacional”, explica Maria do Carmo.

Para quem não conhece a tabela no caso das crianças, a BCG e a Hepatite B são aplicadas no nascimento, a Poliomelite, Pneumocócica 10, Pentavalente e Rotavírus possuem a primeira dose aos dois meses de idade (com outras duas doses fixas e mais uma de reforço antes dos 15 meses), a Meningocócica C tem a primeira dose aos três meses de idade (e outras duas e mais reforço até os 15 meses), a Tríplice Viral surge aos 12 meses de idade e a DTP é um reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2013/08/19/campanha-nacional-de-multivacinacao-comeca-neste-sabado-24/