Prefeitura realiza mais um mutirão de castração e identificação de animais

Publicada em 30/05/2011 às 05:29
José Aparecido dos SantosMutirão vai atedner cerca de 250 animais

Mutirão vai atedner cerca de 250 animais

Jundiaí, 30 de maio de 2011 – A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta terça-feira, dia 31, o 2º Mutirão de Castração e Identificação Animal. Desta vez serão atendidos cães e gatos do Jardim Santa Gertrudes, cujo cadastros foram feitos na última semana. A expectativa é de atender cerca de 250 animais do bairro e de ONGs ligadas à proteção animal. A casstração será feita, das 8 às 17 horas, na rua Luciano Milani, nº 75, antiga unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).

De acordo com o resposável pela Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal, Jonathann França Ribeiro, serão atendidos apenas animais que foram cadastrados na sexta-feira e no último sábado. O primeiro mutirão foi realizado em fevereiro no Jardim Novo Horizonte, quando 300 animais foram atendidos. “Esta ação é um complemento a uma série de medidas já adotadas pela Prefeitura, sempre visando à saúde e o bem-estar animal”, disse Ribeiro, lembrando que o Jardim Santa Gertrudes também apresenta grande população animal e número elevado de abandono.

Segundo Ribeiro, o mutirão vai atender cães e gatos de 6 meses a 10 anos de idade que irão passar pela cirurgia de castração e receber a identificação por meio de uma tatuagem, que contém número e letra de identificação. O cadastro contém, ainda, foto do animal. “É mais uma maneira de conter o abandono e reforçar a importância da guarda responsável de animais domésticos. O abandono é crime, com penalidade que varia de seis meses a um ano de reclusão”, ressaltou o veterinário, lembrando que a identificação vai permitr localizar o proprietário do animal para fazer a devolução ou adotar medidas dentro da lei para impor as penalidades.

O material utilizado na identificação dos animais é o mesmo aplicado em tatuagens feitas em seres humanos. “Os antibióticos e antiinflamatórios utilizados na cirurgia de castração servem para evitar alergia na região do abdômen dos animais onde a identificação foi realizada”, adiantou Ribeiro. A castração será realizada pela Clínica Veterinária Estimacão, de São Paulo, contratada por meio de licitação.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/30/prefeitura-realiza-mais-um-mutirao-de-castracao-e-identificacao-de-animais/