Servidores têm manhã de conhecimento e contato com o verde

Publicada em 27/05/2011 às 04:00
José Aparecido dos SantosServidores conheceram diversos setores da administração

Servidores conheceram diversos setores da administração

O servidor público Élcio Attizanne Genai, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura, conheceu pela primeira vez a Estação de Tratamento de Esgoto, o Parque Botânico Eloy Chaves, o Projeto Vale Verde e a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), localizada dentro do Jardim Botânico – tudo em um único dia, na manhã desta sexta-feira (27).

Apesar de trabalhar há 15 anos na Prefeitura, até então ele se lamentava por não ter conhecido essas partes importantes da cidade, ou mesmo participar do projeto Jundiaí, É Bom Viver Aqui, na companhia de mais 36 pessoas. Especialista em tecnologia de informação, ele foi levado a áreas verdes e de preservação do meio ambiente.

O passeio teve início no Paço Municipal, em uma recepção com café da manhã. Os servidores conheceram um pouco mais sobre a cidade a partir de

um vídeo apresentado em auditório, além da apresentação do hino de Jundiaí.“O hino me fez lembrar a infância”, afirmou Élcio, no ônibus, quando era levado à primeira parada do passeio matinal: a Estação de Tratamento de Esgoto. “Minha avó costumava ouvir o hino e eu cantava com ela.”

Na estação, foram apresentados aos convidados todos os passos do tratamento do esgoto e, em seguida, conheceram as “piscinas”, onde a sujeira é retirada da água por meio de uma técnica que dispensa a utilização de agentes químicos. Em seguida, a água tratada é devolvida ao Rio Jundiaí.

Na próxima parada, os convidados conheceram os espaços ao ar livre do Parque Botânico Eloy Chaves, que, em agosto, completa um ano. Na seguinte, mais natureza: no Projeto Vale Verde, o espaço é utilizado para o cultivo de inúmeros vegetais, que mais tarde servem de alimento às crianças de várias creches e escolas da cidade. “Trinta creches são contempladas com os produtos cultivados aqui”, explicou o coordenador do projeto, Vitório Tadeu de Barros.

Há três anos na Secretaria de Cultura, o agente operacional Luiz Donizeti da Silva diz ter adorado a ideia do projeto e que foi uma oportunidade de conhecer trabalhos que até então pareciam distantes.

Para terminar o passeio que durou meio período, os servidores foram levados à Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), conhecida como “Viveiro”. É de lá que saem boa parte das plantas que servem à arborização da cidade. “Além de pensar nas mudas, temos de pensar no material para produzir essas mudas”, explica o engenheiro agrônomo Carlos Alberto de Moraes, o China, à frente do espaço.

Empolgação

O coordenador do projeto Jundiaí, É Bom Viver Aqui, Esdras Eduardo Franco Rosa, manteve a empolgação do grupo durante o trajeto, sempre soltando brincadeiras para descontrair o ambiente em todo o caminho e fazer com que houvesse integração. “Todos aqui estão doidos para voltar ao trabalho”, dizia, no anfiteatro do “Viveiro”.

No parque do Eloy, lembrou: “Gente, não fiquem com vergonha, podem usar os aparelhos de ginástica”.

Importância

O secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, ressaltou, durante o café da manhã, que o projeto não é apenas uma oportunidade para sair da rotina e conhecer alguns trabalhos da Prefeitura, mas também para a integração entre trabalhadores. “O ideal é que em todos esses encontros tivessem pessoas de diferentes secretarias”, lembrou.

José Aparecido dos SantosUmberto Rossi falou que o projeto integra os servidores

Umberto Rossi falou que o projeto integra os servidores


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/27/servidores-tem-manha-de-conhecimento-e-contato-com-o-verde/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br