Dan Robson ministra palestra no Parque da Cidade

Publicada em 27/05/2011 às 03:08

O ecoesportista, que participou do projeto “Flutuador do Rio Tietê”, realizado em parceria com a Rede Globo de Televisão, retorna a Jundiaí nesta segunda-feira (30) como parte da programação da EcoJundiaí 2011

O ecoesportista Dan Robson, que participou do VI Fórum Água em Pauta, promovido em março pela DAE S.A., volta a Jundiaí nesta segunda-feira, dia 30, para conversar com estudantes no auditório do Parque da Cidade. Um dos idealizadores do projeto “Flutuador do Rio Tietê”, feito em parceria com a Rede Globo de Televisão, Dan falará para estudantes dentro da programação da EcoJundiaí 2011, evento coordenado pela Prefeitura de Jundiaí, com participação da sociedade civil e apoio da DAE S.A..

Com a experiência de ter percorrido toda a extensão de um dos rios mais poluídos do Brasil, Dan ministrará a palestra “Rio Tietê: Aventuras e descobertas a bordo de um caiaque” para duas turmas de estudantes: a primeira, às 8h45, formada por crianças da rede municipal, e a segunda, às 13h30, para da área de Gestão Ambiental das faculdades Fatec e UniAnchieta.

“Conhecemos um pouco da experiência do Dan Robson durante o Fórum Água em Pauta”, salienta o diretor-presidente da DAE S.A. Wilson Roberto Engholm. “Sua vivência, conhecendo todo o Tietê de perto e revelando para todos como é perigoso abandonar o meio ambiente, é muito enriquecedora para nós. Aqui em Jundiaí nossa realidade de águas é outra, mas precisamos ficar sempre alertas para evitar que situações semelhantes ao que aconteceu com o Tietê se repitam em outros lugares”, reforça.

As atividades de Dan Robson em Jundiaí começam às 7h. Durante quase uma hora, ele navegará pela represa do Parque da Cidade a bordo de seu caiaque, fazendo coleta de alguns pontos do rio Jundiaí-Mirim para uma análise básica da qualidade água do manancial, único considerado Classe 1 (água quase potável) em toda a Bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Depois, em um bate papo de uma hora e meia com o público, ele fala sobre a experiência de desligar-se da profissão de analista de sistemas para virar ecoesportista. “Gosto de falar das viagens que fiz e dos meus projetos”, afirma. “Todos têm fundamento ambiental e científico.”

Um deles é o Tietê às Claras, realizado em 2009. Dan Robson navegou 1.150 quilômetros em um caiaque, durante 60 dias, pelo Rio Tietê para avaliar a poluição das águas. Saiu da nascente do rio, em Salesópolis, na Serra do Mar, com destino a sua foz, em Itapura.

Entre 2010 e 2011, em parceria com a Rede Globo, ele realizou o projeto “Flutuador” e percorreu 500 quilômetros, também num caiaque, acompanhando o percurso do flutuador, um equipamento desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a medir a qualidade da água. “Foram 32 dias de navegação, dos quais 30 com roupa especial para não ter perigo de contaminação.”

“Flutuador” terminou em fevereiro e Dan já prepara outro projeto. Em setembro repete a parceria com a Rede Globo para refazer as duas expedições pelo Rio Tietê. “Nas primeiras viagens, as prefeituras que circundavam o Tietê prometeram mudanças. e empenho para acabar com a poluição. Vamos verificar se cumpriram ou não a promessa e ver o que mudou neste período”, conta o ecoesportista.

A virada – Depois de trabalhar 15 anos como analista de sistemas, Dan Robson conta que teve um “insight” e fez uma retrospectiva de sua vida. Percebeu que passar a vida diante de um computador, preso em um escritório, não estava mais entre seus planos. Em 2001, revela que jogou tudo para o alto e saiu a pé em viagem pelo litoral brasileiro. “Abdiquei de várias coisas, mas fiz um planejamento para conseguir sobreviver como ecoesportista para os dez anos seguintes.”

Quem quiser ouvir um pouco das experiências de Dan Robson, a palestra é gratuita e também será aberta ao público.

Serviço:

“Rio Tietê: Aventuras e descobertas a bordo de um caiaque”

Dia 30, em dois horários (8h45 e 13h30)

Local: auditório do Parque da Cidade (sede administrativa)

Endereço: Rodovia João Cereser, km 66.

Por Assessoria de Imprensa DAE

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/27/dan-robson-ministra-palestra-no-parque-da-cidade/