Convênio da Prefeitura com Unianchieta leva fisioterapia a pacientes de UBSs

Publicada em 27/05/2011 às 05:16
Dorival Pinheiro FilhoTerneiro: faço tudo certo e estou melhorando

Terneiro: faço tudo certo e estou melhorando

Jundiaí, 27 de maio de 2011 – Convênio firmado entre Prefeitura de Jundiaí e Unianchieta permite que pacientes tenham atendimento de fisioterapia em casa. Joaquim Terneiro, de 85 anos, conta com este benefício e garante que sente-se muito bem seguindo as recomendações passadas pelas futuras profissionais da área durante o atendimento semanal. Cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Gertrudes, Terneiro tem muita força de vontade, mas os exercícios têm contribuído no processo de melhora.

“Eu sigo certinho. Faço os exercícios que elas mandam e me sinto muito bem”, disse ele, apoiado pela filha que vê a evolução do pai no dia a dia. “Hoje ele consegue se locomover muito bem de andador. É um trabalho importante desta equipe e me deixa muito satisfeita”, assegurou Aparecida de Fátima Terneiro Silva, ressaltando a preocupação da família com as condições físicas de Terneiro e as adaptações feitas na casa para garantir mais segurança a ele. “Adaptamos barras de ferro, tiramos tapetes. Procuramos manter a casa em boas condições para que ele possa se locomover melhor”, disse.

A orientação para que a casa seja adaptada é uma das ações promovidas pela equipe coordenada pela professora da Unianchieta, Nathália Donnangelo Silveira, que acompanha o estágio das alunas. Segundo ela, a proposta é a prevenção de doenças e promoção da saúde e as atividades de fisioterapia complementam os trabalhos.

“Procuramos capacitar os cuidadores e orientá-los também no autocuidado. Se seguidas corretamente, as orientações tendem a melhorar a vida do paciente e a fisioterapia contribui para torná-lo mais independente”, disse Nathália, explicando que o estágio é voltado para estudantes do último ano de curso e representa uma oportunidade para que eles já coloquem em prática atividades que farão parte do dia a dia após a conclusão do curso.

Quatro unidades atendidas

A fisioterapia está hoje em quatro Unidades Básicas de Saúde: Santa Gertrudes, Hortolândia, Maringá e Novo Horizonte. Na sessões de atendimento, que duram cerca de 40 minutos, as estudantes avaliam a parte respiratória dos pacientes e aplicam exercícios funcionais. Na visita de avaliação, são analisados itens como iluminação, ventilação, mobília, necessidades de adaptações. “Acompanhamos a evolução do paciente com base no histórico da doença e os resultados têm sido positivos”, disse a coordenadora.

De acordo com a enfermeira chefe da UBS Santa Gertrudes, Eliane da Silva Castro, as atividades têm o acompanhamento em conjunto. “Semanalmente, as alunas nos relatam as avaliações e fazemos o acompanhamento junto ao prontuário do paciente. Importante também que registramos a adesão do cuidador”, disse a enfermeira. No Santa Gertrudes são atendidas oito famílias, com visitas semanais, e duas, com acompanhamento quinzenal.

Para as alunas Andréa Pirani Amaral e Kátia Paula Pereira Carvalho, a oportunidade de desenvolver um trabalho voltado à prevenção de doenças é fundamental na rede básica de saúde e fazer o estágio permite uma conscientização maior da realidade. “Precisamos ter consciência que o Brasil está envelhecendo e as ações preventivas são primordiais”.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, informou que todo processo de parceria da Prefeitura com as universidades é feito com base na lei. “É um convênio de cooperação técnica, feito com base na lei 7256/09, que autoriza a criação de parcerias com instituições de ensino para estágio de alunos”, ressaltou, lembrando que atualmente a Secretaria conta com convênios ainda com a Unip e Senac.

Dorival Pinheiro FilhoAtendimento dura cerca de 40 minutos

Atendimento dura cerca de 40 minutos

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/27/convenio-da-prefeitura-com-unianchieta-leva-fisioterapia-a-pacientes-de-ubss/