Agentes Comunitários reforçam ações de combate à dengue

Publicada em 27/05/2011 às 06:10
Murilo BorçalCrianças interagiram com os agentes de saúde

Crianças interagiram com os agentes de saúde

Jundiaí, 27 de maio de 2011 – A peça infantil “Totonho e a Dengue” prendeu a atenção dos alunos da EMEB Iracy Ferreira Bueno, na Agapema, durante ação promovida pelos agentes comunitários de saúde que atuam no bairro. Coordenados pela enfermeira Patrícia Laura Silva, sete agentes produziram a peça, com apresentação de fantoches, e levaram informações às crianças.

De acordo com Patrícia, a proposta foi de levar informações de forma lúdica às crianças e transformá-las em multiplicadoras. “As crianças aprendem e, com certeza, irão falar sobre o assunto fora da escola. Este é o nosso objetivo”, disse a coordenadora, lembrando que a decisão da

apresentação foi tomada em conjunto com a rede social que atua na Agapeama.

As apresentações começaram no dia 24 e será levada para outras unidades de ensino. Na EMEB Aracy Ferreira Bueno, as apresentações, realizadas de manhã e à tarde, envolveram cerca de 300 crianças. Para a diretora da unidade, Marinês Milan Facchini, foi uma excelente iniciativa. “As crianças vão transmitir as informações em casa. O pessoal conseguiu produzir uma peça com o tempo certo para prender a atenção das crianças e conseguiram dar o recado. Nesta faixa etária não pode ser um evento muito longo”, disse a diretora. A escola atende crianças de 3 a 6 anos de idade.

Conscientização

A criançada acompanhou atenta a apresentação e o resultado foi positivo. João, de 6 anos, garantiu que, a partir de agora, depois de brincar com seus carrinhos no quintal vai guardá-los em lugar coberto para não deixar acumular água. “Vou guardar tudo direito como a moça ensinou”, ressaltou ele. Maria Luiza, de 6 anos, também vai ficar mais atenta e disse que vai repassar as orientações em casa. “Vou ensinar minha mãe e minha avó que não pode deixar água parada”.

Durante a apresentação, os agentes falaram sobre o ciclo do mosquito e a necessidade de evitar recipientes com água parada. Eles mostraram para as crianças alguns recipientes que podem se transformar em criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, casca de ovos, vasos de flor.

As atividades serão realizadas em outras escolas da região de abrangência da unidade de saúde. Na E.E Benedita Arruda, as apresentações serão nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Nos dias 9 e 10 de junho, será a vez dos alunos do Colégio Adventista receberam a equipe.

Murilo BorçalCerca de 300 crianças acompanharam as apresentações de manhã e à tarde

Cerca de 300 crianças acompanharam as apresentações de manhã e à tarde


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/27/agentes-comunitarios-reforcam-acoes-de-combate-a-dengue/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br