Palestra sobre cultivo de uva em Y reúne agricultores de Jundiaí

Publicada em 26/05/2011 às 01:42
Murilo BorçalEncontro reuniu agricultores de Jundiaí e região

Encontro reuniu agricultores de Jundiaí e região

Jundiaí, 26 de maio de 2011. “Jundiaí ainda mantém o posto de melhor uva Niágara do país”. Foi com esta frase que o biólogo José Luiz Hernandes começou a falar sobre cultivo da uva em sua palestra na noite dessa quarta-feira (25). O encontro, promovido pela secretaria de Agricultura e Abastecimento, reuniu agricultores de diversas regiões da cidade e da região.

“Todas nossas ações estão amparadas em atender as demandas dos próprios agricultores. Estamos promovendo diversos programas como o Saúde no Campo, Campo Limpo e Fertilidade do Solo que a cada edição atraem um número maior de trabalhadores do campo”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim. O diretor de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renê Tomazzeto, também acompanhou a palestra.

A palestra, de acordo com a diretora de Agronegócios da secretaria, Isabel Harder, foi organizada para tirar as dúvidas que os agricultores apresentaram em recente reunião. “Alguns agricultores demonstraram dificuldade na produção de uva em Y e no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) existe um trabalho sendo desenvolvido neste sentido”, explicou.

O Cultivo da Uva em Y é uma nova técnica que vem sendo bastante difundida nas áreas de plantio. “Jundiaí produz a melhor Niágara do país, mas as técnicas evoluíram e se cada um não procurar a inovação, vai perder em competitividade”, alertou o palestrante.

Aumento da produtividade

Aumento de 100% na produtividade e redução de 70% na aplicação de defensivos agrícolas. Esses são os resultados do uso do cultivo protegido em “Y” com cobertura impermeável para cultivo de uvas. A técnica, introduzida e adaptada pelo Instituto Agronômico (IAC) para as condições do estado de São Paulo, poderá substituir, mesmo que gradativamente, a condução em espaldeira a céu aberto para cultivo da Uva Niagara Rosada, muito utilizado pelos produtores paulistas.

Hernandes explicou que a técnica, estudada pelo IAC, melhora ainda a qualidade dos frutos, deixa os cachos de uva maiores e protege a plantação contra chuvas de granizo e ataque de pássaros, que podem acabar com toda a produção ou prejudicar seriamente a qualidade das uvas atingidas.

Murilo BorçalCultivo em Y: técnica está sendo estudada pelo IAC

Cultivo em Y: técnica está sendo estudada pelo IAC


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/26/palestra-sobre-cultivo-de-uva-em-y-reune-agricultores-de-jundiai/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br