– CONSULTA PÚBLICA -Balanço na TV Educativa reúne centenas de internautas

Publicada em 26/05/2011 às 02:43
Murilo BorçalDebate foi acompanhado pelo site da TVE e ainda Facebook e Twitter

Debate foi acompanhado pelo site da TVE e ainda Facebook e Twitter

Jundiaí, 26 de maio de 2011. Há 40 dias, a Consulta Pública ao Orçamento 2012 vem armazenando a opinião dos jundiaienses sobre a cidade. Nessa quarta-feira (25), o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, apresentou os números parciais da pesquisa no programa “Em Destaque”, da TV Educativa (TVE). Mais de 1.500 pessoas já responderam ao questionário eletrônico que está disponível no site da Prefeitura.

Além de apresentar os números da Consulta Pública 2012, o programa ainda debateu os rumos da cidade e a importância da participação das pessoas na elaboração do orçamento municipal. “Quanto mais as pessoas participarem, mais próximo à realidade dos bairros será o nosso orçamento”, analisou Parimoschi. Entre os convidados do programa estavam o coordenador de Mídias do Senac, Robert dos Anjos; o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Humberto Vignoli; Sidney Mazzoni, do Jornal de Jundiaí e Caio Mass, da Rede Paulista. A mediadora dos debates foi a jornalista Márcia Cristina Nepomuceno.

Mais de 1.500 pessoas já participaram da consulta, superando os 1.300 do ano passado. De acordo com o primeiro balanço, a Pavimentação e Conservação das Vias Públicas é a primeira reinvindicação dos cidadãos com 12,02% das respostas, seguida de Organização do Trânsito com 11,83%; o Apoio às Ações de Segurança Pública com 10,64%; e o Transporte Coletivo com 7,71%.

Interatividade

A TVE organizou o debate de forma que os internautas tivessem diversas ferramentas de participação: o chat do site da tevê, o Facebook e Twitter, além do telefone. Logo na abertura do programa, 200 pessoas estavam conectadas ao chat, que foi monitorado minuto a minuto pela superintendente da TVE, a jornalista Mônica Gropelo. “Estas ferramentas só vem demonstrar a força que as redes sociais vêm ganhando para discussão dos mais variados temas, inclusive, política pública”, comentou Mônica.

As questões chegavam e eram respondidas pelo secretário e demais interlocutores. “Esta é a quinta vez que organizamos a Consulta Pública. Estamos trabalhando para melhorar e aproximar cada vez mais o orçamento do cidadão e isso só será possível, quando as pessoas participarem”, avaliou Parimoschi.

Tanto Vignoli, quanto Dos Anjos se mostraram bastante satisfeitos com a estratégia adotada por Jundiaí em abrir a discussão na internet. “Além da Consulta Pública, outras iniciativas estão em curso pelas redes sociais diagnosticando a cidade. Isso é muito importante, pois revela que a Prefeitura está em sintonia com estas comunidades”, avaliou o coordenador de Mídias do Senac. O professor da FGV fez coro ao colega: “Esta é uma prática que vem mostrando extremamente importante para consolidar a participação da população na elaboração do orçamento”, apontou Vignoli.

Como participar

Se você ainda não participou, pode acessar o banner que traz o link para a Consulta Pública 2012 até o dia 15 de junho. Ele está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí [www.jundiai.sp.gov.br]. É rápido, em menos de cinco minutos o questionário é finalizado.

Para aqueles que não têm acesso à internet na sua casa, ele pode usar os computadores disponíveis nos postos do Paço Municipal, Complexo Argos, CRAS do São Camilo e Novo Horizonte, próximo do Terminal Central, e também nos terminais do Situ da Colônia, Vila Rami, Eloy Chaves, Cecap e Vila Arens.

Murilo BorçalOrçamento: Parimoschi, Robert, Vignoli, Mazzoni (JJ) e Mass (Rede Paulista)

Orçamento: Parimoschi, Robert, Vignoli, Mazzoni (JJ) e Mass (Rede Paulista)

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/26/consulta-publica-balanco-na-tv-educativa-reune-centenas-de-internautas/