– INCUBADORA DE EMPRESAS -Período de inscrições para novos projetos vai até 17 de junho

Publicada em 23/05/2011 às 05:13
José Aparecido dos SantosAri Castro: cidade inovadora

Ari Castro: cidade inovadora

Jundiaí, 23 de maio de 2011. Oito vagas para a Pré-Incubação, 15 para a Incubação Residente e 15 para a Incubação Não-Residente. A Incubadora de Empresas de Jundiaí, empreendimento que promove a inovação e estimula o empreendedorismo na cidade, abriu inscrições para novos projetos. Os empreendedores podem se inscrever até dia 17 de junho.

A Incubadora de Empresas de Jundiaí, mantida pela Prefeitura, abriga, em seus módulos, microempresas industriais e de tecnologia, característica da região de Jundiaí. “Em Jundiaí, a valorização da cultura empreendedora tem transformado a cidade num grande pólo tecnológico. Hoje, temos grandes empresas na cidade que atuam nesta área e muitos projetos importantes sendo desenvolvidos na Incubadora”, explica o secretário de Desenvolvimento, Ari Castro Nunes Filho.

O processo de geração de empreendimentos pode ser visto como um conjunto de cinco fases: idealização, concepção, formação, consolidação e maturação. Já o processo de incubação pode ser divido em duas etapas: a Pré-Incubação, que envolve as fases de idealização e concepção do negócio; e a Incubação, que envolve as demais fases. “Na Incubadora, ao esforço individual do empreendedor, unimos o conhecimento científico e o apoio do governo local. Este trabalho produz geração de riquezas, novos empregos, fluxo contínuo de inovações, diversificação e desconcentração industrial”, analisa Ari Castro.

Para participar do processo seletivo, o empreendedor deve apresentar até 17 de junho, a ficha de inscrição acompanhada do Plano Resumo e o Plano de Negócios, além de preencher o questionário perfil do empreendedor. No site da Incubadora de Empresas de Jundiaí o empreendedor encontra todas as informações e também instruções de como montar o seu plano de negócios [www.incubadorajundiai.com.br].

“Na Incubadora, capacitamos o empreendedor a gerenciar seu próprio negócio na fase inicial da empresa. Disseminamos conhecimento e desenvolvemos a autoconfiança, criatividade, integridade, liderança, perseverança e planejamento. Trabalhamos para transformar o dono da ideia num empresário”, explicou o gestor Marco Aurélio Bergamini.

A apresentação das propostas pode ser feita pessoalmente, na sede da Incubadora, por email [contato@incubadorajundiai.com.br] ou pelo correio Av. Prefeito. Luiz Latorre, 4.401, Jardim das Hortênsias, Jundiaí/SP, CEP: 13209 – 430.

Inovação

Para confirmar a declaração de Ari Castro, de que Jundiaí é um pólo tecnológico, a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios citou Jundiaí como uma das cidades mais inovadoras do país. O levantamento apontou as cidades que mais geram patentes por todo o país. Na região Sudeste, Jundiaí aparece ao lado das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Hoje, por exemplo, a Aura Indústria e Comércio de Aparelhos Eletrônicos já está alçando novos voos, literalmente. O diretor da empresa, o engenheiro e professor da Unicamp, Milton Flávio de Macedo, está desenvolvendo um simulador de voo de helicóptero, dentro da Incubadora de Empresas de Jundiaí. O projeto, vai ser financiado pelo Finep, (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A empresa vai sair da Incubadora diretamente para o Parque Tecnológico deseenvolver um projeto que é inédito no Brasil. De acordo com Macedo, a novidade vai permitir ao aluno ter a exata noção de uma cabine de helicóptero, com movimentos e sons similares e imagens em três dimensões. “Um projeto que nasceu em Jundiaí”, comenta, orgulhoso, o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Macedo, da Aura: empresa sai da Incubadora e vai para o Parque Tecnológico

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/23/incubadora-de-empresas-periodo-de-inscricoes-para-novos-projetos-vai-ate-17-de-junho/