Saga de empreendedores libaneses é tema de exposição

Publicada em 17/05/2011 às 03:13
DivulgaçãoJornalista Carlos Abumrad conta a saga dos libaneses

Jornalista Carlos Abumrad conta a saga dos libaneses

Jundiaí, 17 de maio de 2011 – O jornalista Carlos Abumrad, que desenvolve projeto de valorização da cultura árabe, promove de 27 de maio a 5 de junho uma exposição de banners com resumo das biografias do livro “Gente do Líbano que faz no Brasil”, no Maxi Shopping Jundiaí. A mostra conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Jundiaí.

O livro resgata a memória dos libaneses que vieram para o Brasil a partir do final do século 19 e seguindo suas origens fenícias, dedicaram-se às mais diferentes atividades empresariais. Lançado em 2007, o livro foi escrito a partir da constatação de que os Líbano-brasileiros, entre imigrantes e descendentes das várias gerações, representam cerca de 10 milhões de pessoas, sem haver uma publicação específica que abordasse o seu lado mais conhecido, o empreendedorismo.

A partir do livro, o jornalista teve a idéia de criar banners, com o resumo de cada biografia, como forma de popularizar sua obra. Essa atividade contou com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e de sua conveniada Associação Paulista dos Amigos da Arte. A exposição no Maxi, que pode ser visitada na Praça das Bandeiras, Piso 1, de 27 de maio até 5 de junho, das 10 às 22 horas, tem a colaboração das Secretarias de Cultura e de Educação e Esportes da Prefeitura de Jundiaí.

Carlos Abumrad é jundiaiense e empresário de comunicação em São Paulo. O livro inclui a biografia de 40 famílias que ajudaram a construir o Brasil, como os Mofarrej, Cutait, Gebara, Maluf, Yazbek, Chap Chap e muitos outros. De Jundiaí estão as famílias, Abumrad, Haddad e Muzaiel. O destaque fica para os Jafet, que mantiveram um império empresarial e, graças à luta de d. Adma Jafet, construiram em São Paulo o Hospital Sirio-Libanês, um dos principais do Brasil.

Exposição banners do livro “Gente do Líbano que faz no Brasil”

Período: de 27 de maio a 5 de junho

Local: Maxi shopping, piso 1, praça das Bandeiras

Por Assessoria de Imprensa