Produtores vão conhecer mais sobre o cultivo protegido da uva

Publicada em 17/05/2011 às 11:02
DivulgaçãoUm dos exemplos do cultivo da uva em "Y"

Um dos exemplos do cultivo da uva em "Y"

Tirar dúvidas sobre novas técnicas de cultivo de uvas adaptadas para as condições da nossa região é o tema central da palestra “Sistema de Condução em “Y” e Cultivo Protegido para Uva”, que a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento promove no próximo dia 25, em conjunto com o Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) . A palestra, que acontece no Auditório do Paço Municipal, às 19 horas, terá como convidado, para discorrer sobre o assunto, o pesquisador José Luiz Hernandes, do IAC.

O evento se destina aos produtores de uva da cidade, que podem se inscrever sem nenhum custo. Para mais informações, podem ligar para os números 4588-8581 e 4589-8872.

Cultivo protegido de uva

aumenta produtividade em 100%

Aumento de 100% na produtividade e redução de 70% na aplicação de defensivos agrícolas. Esses são os resultados do uso do cultivo protegido em “Y” com cobertura impermeável para cultivo de uvas. A técnica, introduzida e adaptada pelo Instituto Agronômico (IAC) para as condições do estado de São Paulo, poderá substituir, mesmo que gradativamente, a condução em espaldeira a céu aberto para cultivo da Uva Niagara Rosada, muito utilizado pelos produtores paulistas. A nova técnica, estudada pelo IAC, melhora ainda a qualidade dos frutos, deixa os cachos de uva maiores e protege a plantação contra chuvas de granizo e ataque de pássaros, que podem acabar com toda a produção ou prejudicar seriamente a qualidade das uvas atingidas.

Sobre o palestrante

José Luiz Hernandes é Técnico em Agropecuária, formado pela ETAESG Benedicto Storani de Jundiaí (1987), graduado em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta (1998) e mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2001). Em 2006 realizou o Curso Superior de Especialização em Viticultura e Enologia em Climas Quentes pelo Instituto de Formação Agrária e Pesqueira (CONSELHO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E EMPRESA) da Junta de Andaluzia, no Centro de Pesquisa e Formação Agrária RANCHO DE LA MERCED em Jerez de la Fronteira, Espanha. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Vitivinicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: microclima, fitossanidade, propagação, sistemas de condução, cultivo protegido, variedades de videira para mesa e indústria e vinificação.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/17/produtores-vao-conhecer-mais-sobre-o-cultivo-protegido-da-uva/