Família Acolhedora: SEMADS busca interessados em participar do programa

Publicada em 17/05/2011 às 09:33
DivulgaçãoFamília Acolhedora: programa busca novos colaboradores

Família Acolhedora: programa busca novos colaboradores

Jundiaí, 17 de maio de 2011 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) busca novos interessados em colaborar com o Programa Família Acolhedora. O projeto visa acolher, temporariamente, na própria casa e também no coração, crianças ou adolescentes que tiveram seus direitos violados e que, por isso, necessitam de amor e proteção até o retorno à sua família de origem.

Instituída pela Lei Municipal nº 7201 e regulamentada pelo decreto nº 21599, a iniciativa conta, atualmente, com a participação de 10 famílias cadastradas e capacitadas. Para participar do programa é necessário ter idade mínima de 21 anos, comprovar idoneidade com antecedentes criminais, residir em Jundiaí, não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependências de substâncias psicoativas e não ter interesse em adoção. “O Programa Família Acolhedora tem por principal objetivo a reintegração familiar, ou seja, o retorno da criança à sua família de origem. É preciso que as pessoas interessadas tenham a ciência e, principalmente, a consciência de que a criança ou adolescente ficará apenas por um determinado período na residência”, salienta a psicóloga Alda Renata Orsi Machado.

Atuação – Durante o acolhimento, que acontece por determinação do Juiz da Vara da Infância e Juventude, o Programa desenvolve ações tanto para a família acolhedora quanto para a de origem, que recebe o suporte, apoio e acompanhamento necessários. “Os pais ou responsáveis passam por orientação psicossocial com o intuito de fortalecer o núcleo familiar, reconhecendo suas potencialidades e identificando suas dificuldades para o apoio e encaminhamento, evitando que os problemas sejam repetidos”, explica a assistente social Eliana Bruini Giacomelli.

Já o trabalho desenvolvido junto à família acolhedora é de acompanhamento, orientação e apoio à adaptação e convivência da criança ou adolescente neste período provisório de acolhimento. Além disso, o núcleo acolhedor recebe ajuda de custo, que varia conforme a idade do mesmo.

Inscrições – Os interessados devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4583-7300 ou 4583-7301.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/05/17/familia-acolhedora-semads-busca-interessados-em-participar-do-programa/