VIRADA CULTURALOs serviços e a programação do evento que acontece neste final de semana

Publicada em 13/05/2011 às 03:10
DivulgaçãoCia. Druw abre a Virada Cultural com Vila Tarsila

Cia. Druw abre a Virada Cultural com Vila Tarsila

Jundiaí, 13 maio de 2011 – Durante quase 24 horas, Jundiaí vai respirar e vivenciar música, dança, teatro, circo, cosplays, cinema e outras diversas manifestações culturais. Acontece nos dias 14 e 15 de maio, nos espaços culturais da cidade Teatro Polytheama, Centro das Artes, Museu Histórico e Cultural e Parque da Uva, mais uma edição da Virada Cultural Paulista. O evento conta com cerca de 60 atrações e a expectativa é superar a edição de 2010, que reuniu 76 mil pessoas durante os dois dias programação.

A abertura oficial será realizada no sábado (14), às 18 horas, no Teatro Polytheama, juntamente com a apresentação do espetáculo Vila Tarsila, da Cia Druw. O teatro ainda será palco de grandes atrações como Fortuna, Agnès Jaoui e a Ópera Carmen.

O Parque da Uva recebe os artistas Charlie Brown Jr, Negra Li, DJ Mok, Guizado, Canela de Ema e a cantora Céu, que encerra a programação em Jundiaí.

Já para o público que prefere as atrações mais ‘tranquilas’, o Centro das Artes e a Sala Jahyr Accioly (Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão) sediam workshops de Fanzine e Histórias em Quadrinhos, além de exposições, mostras de curtas metragens, documentários e os melhores filmes do Festival do Minuto – 2010.

Para os shows e espetáculos em lugares fechados como o Teatro Polytheama, a Sala Glória Rocha e a Sala Jahyr Accioly, os ingressos serão distribuídos da seguinte forma: 20% a partir das 9 horas da manhã de cada dia da apresentação e 80% com uma hora de antecedência do início do espetáculo, nas bilheterias dos locais.

Festival do Minuto

A novidade que começou em 2010 retorna nesta edição e oferece premiação especial para vídeos produzidos durante a Virada Cultural Paulista. Com duração de no máximo 1 minuto, os filmes devem ser enviados até 31 de maio para o concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”, pelo site do festival www.festivaldominuto.com.br. Serão R$ 3 mil em prêmios, distribuídos para os autores dos melhores vídeos.

Transporte

A Secretaria Municipal de Transportes programou atendimento especial com ônibus saindo de frente do Parque da Uva ao final dos shows da madrugada, por volta da 1h30 da madrugada de domingo (15), realizando itinerário para diversos bairros, conforme a necessidade. Durante o evento haverá o acompanhamento das equipes de fiscais da Setransp e das empresas de ônibus nos terminais para o monitoramento da demanda de usuários.

A Virada

O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, acontece em 23 municípios. Em Jundiaí esta é a quarta edição consecutiva.

Neste ano a Virada Cultural Paulista acontece nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Sábado, 14 de maio

18h – Abertura oficial com o espetáculo Vila Tarsila – Cia Druw – Teatro Polytheama

18h30 – DJ Mok – Parque da Uva

18h30 – Workshop de roteiro e desenho de HQ – Centro das Artes