Saúde chama população para desenvolver trabalho em rede e aperfeiçoar os serviços

Publicada em 24/02/2011 às 06:03
Murilo BorçalTânia:  foco é q aulaidade da assistência

Tânia: foco é q aulaidade da assistência

Jundiaí, 24 de fevereiro de 2011 – Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 24, com a comunidade do bairro Agapeama e adjacências marcou o início de uma parceria que poderá resultar em grandes contribuições para melhorar o sistema público de saúde. A secretária Municipal de Saúde, Tânia Pupo, conversou com voluntários dispostos a desenvolver um trabalho em conjunto com a Unidade Básica de Saúde do bairro, analisando a oferta de serviços e as deficiências.

“Nosso foco é a qualidade de vida e para isso estamos investindo em ações que assegurem o aperfeiçoamento do sistema de saúde. Neste pequeno encontro hoje à tarde conhecemos os voluntários, que nos apresentaram as deficiências do sistema. Desta maneira, poderemos melhorar o serviço”, disse a secretária, acrescentando que a reunião possibilitou identificar os ativos disponíveis na comunidade. “Esta rede social permite verificar o que se tem no bairro em termos de organizações, lideranças. Queremos avaliar o que se tem para resolver com o que se tem disponível naquela região”.

De acordo com a secretária, a rede social da saúde já está organizada nas unidades do Novo Horizonte, Caxambu, Eloy Chaves, Ivoturucaia e São Camilo. Além disso, a secretaria está envolvendo pastorais, como a da Saúde, no levantamento de informações. “Quando essas pessoas identificam alguma demanda informam a Secretaria. Com isso, podemos atuar de forma mais precisa”, enfatizou Tânia, lembrando do envolvimento também de outros departamentos municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Assistêntia e Desenvolvimento Social (Semads), Fundação Municipal de Ação de Saúde (Fumas), Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

O enfermeiro da UBS Agapeama, Hélio Gabriel Faria Silva, a iniciativa de criar esta rede social vem ao encontro das necessidades da unidade. “Desenvolvíamos atividades ambulatoriais e faltava adesão. Agora nossa atuação será mais efetiva. Vamos levantar as principais necessidades e demandas e encontrar soluções em conjunto. Serão ações ‘extra muro’ focadas na promoção e prevenção da saúde”.

Trabalho em rede

Os participantes da reunião ficaram satisfeitos com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, destacando a preocupação da Administração em oferecer um atendimento de qualidade à população. Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ralf Milani, este novo método de trabalho é o início de uma parceria que poderá render bons frutos. “´´E o início de um processo. A Secretaria está mudando a filosofia de atendimento, chamando a população para contribuir, organizar. Cada bairro tem necessidades diferentes e este envolvimento em rede trará melhorias”.

Lourdes Russo Hervatin disse que já se acostumou a dedicar parte de seu tempo com ações voluntárias. E, agora terá oportunidade de contribuir ainda mais, apresentando os problemas verificados no dia a dia do bairro no tocante à saúde. “Precisamos colaborar. Quem tem horário disponível tem que contribuir e ajudar a construir um futuro melhor. Vamos ajudar a melhorar o sistema de saúde”, disse confiante.

Representando a Pastoral da Saúde, Elza Castelano Toschi, acredita que terá muito com que contribuir. Ela, que tem em seu dia a dia visitas a acamados e doentes, apontará as principais deficiências para a Secretaria. “Tenho contato rotineiro com as pessoas, então sei que poderei ajudar bastante”.

Murilo BorçalParticipantes aderiram e elogiaram a iniciativa

Participantes aderiram e elogiaram a iniciativa

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/24/saude-chama-populacao-para-desenvolver-trabalho-em-rede-e-aperfeicoar-os-servicos/