Profissionais da Saúde têm treinamento sobre dengue

Publicada em 24/02/2011 às 04:22
Murilo BorçalClínicos, pediatras e enfermeiros participam do treinamento

Clínicos, pediatras e enfermeiros participam do treinamento

Jundiaí, 24 de fevereiro de 2011 – Médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde passam por treinamento sobre dengue. A iniciativa vem reforçar as ações de combate à doença adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de manter Jundiaí com incidência de casos abaixo da média registrada em outros municípios. A primeira fase de treinamento, realizada concluída na última quarta-feira (23), envolveu médicos pediatras da rede municipal e enfermeiros. A segunda fase será realizada no auditório do Hospital Universitário nesta sexta-feira, dia 25, e será voltada para clínicos e enfermeiros.

De acordo com a coordenadora de Pediatria da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, a intenção é deixar a equipe de profissionais preparada. “Estamos nos antecipando e oferecendo para os profissionais capacitação para que façam um diagnóstico preciso, sem risco de confundir as patologias”, disse a médica.

Durante o treinamento, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, apresentou aos participantes o fluxograma de atendimento do paciente com suspeita de dengue, alertando quanto ao prazo correto para coleta de sorologia. Ela informou, ainda, que menores de cinco anos de idade, gestantes e pacientes com comorbidade devem receber atenção especial.

“Revisamos o protocolo do Ministério da Saúde e do atendimento voltado para casos suspeitos de crianças e adultos, enfatizando as formas mais graves da doença e o quanto é importante que os médicos fiquem atentos aos sintomas da doença”, disse a enfermeira, ressaltando a preocupação com o período de carnaval. “Muitas pessoas irão viajar para áreas endêmicas e podem retornar já com a doença. Precisamos estar preparados”.

Entre janeiro e fevereiro deste ano Jundiaí registrou três casos da doença, sendo todos importados (contraídos em outros municípios). Para manter um quadro favorável, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população quanto a importância de não deixar água parada e desenvolve um trabalho permanente de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Municípios como Sorocaba e Ribeirão Preto já apresentam quadro de surto de dengue.

Murilo BorçalMaria do Carmo:  alertar quanto ao diagnóstico correto

Maria do Carmo: alertar quanto ao diagnóstico correto

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/24/profissionais-da-saude-tem-treinamento-sobre-dengue/