Começam as obras que ligam o Centro à Ponte São João

Publicada em 23/02/2011 às 04:56
Dorival Pinheiro FilhoObras na Alessio Zomignani estão na fase da construção de galerias

Obras na Alessio Zomignani estão na fase da construção de galerias

Jundiaí, 23 de fevereiro de 2011. As obras que vão ligar o Centro da cidade à Ponte São João já começaram. A primeira etapa está sendo executada na avenida Alessio Zomignani. Ao mesmo tempo que as obras se desenvolvem neste trecho, uma outra equipe atua na construção da ponte sobre o rio Jundiaí, na vila Graff. As obras se desenvolvem em ritmo acelerado.

Na rua Alessio Zomignani, onde a Prefeitura desapropriou um quarteirão, estão sendo construídas as galerias de águas pluviais. Em seguida, o trecho recebe asfalto, com as obras terminando junto à rua Dino. Na outra ponta desta avenida há um prédio da fábrica Pozzani, em processo de desapropriação, para dar sequência a esta via, até a Avenida Frederico Ozanan. Neste ponto, serão construídas duas pontes para ligar à rua Coronel Mendes Pereira. O valor esta obra está orçada em R$ 5,1 milhões e está sendo executada pela construtora Esur.

A melhoria do acesso ao bairro da Ponte São João e à região Leste do Município começou a ser estudado logo nos primeiros dias da atual administração e as pesquisas desenvolvidas indicaram que a solução mais adequada se constituía na construção de passagem sob a ferrovia na altura da Rua Coronel Antonio Mendes Pereira, interligando Avenida dos Ferroviários à Avenida Antonio Frederico Ozanam; e ponte sob o rio Jundiaí, permitindo a continuidade da ligação viária até a Rua Dino, passando pela Rua Alessio Zomignani.

Definida a solução, foi contratado o projeto executivo e realizadas as desapropriações de 47 imóveis nas ruas Aléssio Zomignani, Coronel Antonio Mendes Pereira e Carlos Gomes e iniciadas as providências para aprovação do projeto pela ALL (Concessionária da Ferrovia) e IPHAN. A aprovação na ALL foi obtida no mês de dezembro último e a aprovação pelo IPHAN encontra-se em tramitação.

Durante este ano, deve ser licitada a segunda etapa das obras que envolve a construção das galerias e pavimentação da avenida Coronel Antonio Mendes Pereira, na Vila Graff e a passagem sob a ferrovia. Esta fase inclui também a conclusão com a construção das alças de acesso na avenida União dos Ferroviários.

A construção do túnel, principal obra do Complexo Viário da Ponte São João, foi a melhor opção da Prefeitura, por exigir menos desapropriações, causar menos transtorno na paisagem urbanística e por apresentar o menor custo de realização.

Mais uma ponte

O complexo vário, além da transposição inferior, prevê ainda obras de realinhamento da ponte ao término do Viaduto Sperandio Pelliciari (Duratex) e na construção de outras duas pontes ao longo da avenida Antonio Frederico Ozanan (Marginal do Rio Jundiaí). Uma delas, junto à avenida Américo Bruno, ligando a Ozanan à Avenida dos Imigrantes Italianos, começou a ser construída agora. Esta obra está orçada em R$ 2 milhões e visa melhorar o acesso à Avenida dos Imigrantes, reduzindo o número de veículos sobre a ponte no final do viaduto Sperandio Pelliciari.

A construtora Argus Engenharia e Construção Civil Ltda venceu a concorrência e está executando esta obra. A segunda, também em construção, junto à CPFL, próximo à divisa com Várzea Paulista, teve um problema estrutural e deverá receber reforço na base para se concluída.

Dorival Pinheiro FilhoApós galerias, Alessio Zomignani ganha asfalto.Obras da avenida vão substituir prédio da Pozzani

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/23/comecam-as-obras-que-ligam-o-centro-a-ponte-sao-joao/