Fundo Social estuda parceria com a Apan para formar mão de obra

Publicada em 16/02/2011 às 08:30
José Aparecido dos SantosO encontro com os panificadores foi realizado na sede do Ciesp

O encontro com os panificadores foi realizado na sede do Ciesp

Criar um módulo de formação de mão de obra para atuar no setor de panificação foi o tema discutido na manhã desta terça-feira (15) no Café da Manhã com o Prefeito. O evento marcou a reabertura da programação de 2011 e recebeu, na sede do Ciesp, membros da Associação dos Panificadores de Jundiaí e Região (APAN), proprietários de panificadoras da cidade. Os secretários José Antonio Parimoschi (Finanças) e Roberto Salvador

Scaringela (Transportes) acompanharam o prefeito Miguel Haddad no encontro.

Jundiaí conta atualmente com cerca de 100 panificadoras, além de outras 45 nas cidades da região sob a abrangência da APAN. De acordo com a Associação, um dos problemas que mais afeta o setor é a falta de mão de obra especializada. Hoje em dia, encontrar um padeiro nos moldes tradicionais não é muito fácil e, de acordo com o presidente da APAN, Adriano Santos Pereira, é fundamental trabalhar com profissionais qualificados, para garantir também a qualidade dos produtos e do atendimento. “Em cada dez padarias, falta maço de obra especializada em seis delas”, comentou Adriano. Segundo ele, o piso salarial de quem trabalha no setor é de cerca de R$ 800, mas um profissional mais qualificado chega a ganhar entre R$ 1.200,00 e R$ 2.800,00.

O prefeito Miguel Haddad sugeriu a criação de um curso de capacitação, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade, para atender às necessidades da APAN. “Vocês podem indicar o professor e nós pagamos, assim como auxiliar na montagem do conteúdo do curso”, sugeriu o prefeito, que pediu também que as panificadoras abram vagas de estágio. “Se houver uma adesão de 50 ou 60 pessoas, já será um número muito bom, mas a intenção é também abrir para a requalificação de quem já atua no setor e quer melhorar os seus conhecimentos”, disse. Haddad destacou ainda que a administração municipal tem muito interesse na oferta de pessoal preparado para atender ao mercado de trabalho e que contribui para que as oportunidades sejam criadas.

Café da Manhã

O Café da Manhã com o Prefeito é um encontro realizado semanalmente pelo governo municipal para ampliar a proximidade com os segmentos da sociedade. Para o prefeito é importante saber da própria população quais são suas principais necessidades, auxiliando, com isso, a definir prioridades. “A cidade é grande e nem todos os problemas podem ser resolvidos de uma só vez. Mas a intenção é que ela sempre se desenvolva com ações que beneficiem o maior número de pessoas”, explicou.

José Aparecido dos SantosDepois da reunião, os convidados se reuniram para uma foto oficial

Depois da reunião, os convidados se reuniram para uma foto oficial

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/16/fundo-social-estuda-parceria-com-a-apan-para-formar-mao-de-obra/