“De Olho no Dinheiro Público” – Portal da Transparência teve quase 10 mil acessos em 7 meses

Publicada em 14/02/2011 às 10:07
José Aparecido dos SantosPortal da Transparência: Orçamento, Despesas e Receitas são as páginas mais procuradas

Jundiaí, 14 de fevereiro de 2011. Um sistema integrado de informações que permite acompanhar o desempenho financeiro da cidade, ao tempo em que apresenta para o cidadão, como os recursos são transformados em serviços, obras e investimentos essenciais para a população e o seu desenvolvimento. Este é o objetivo do Portal da Transparência, que em Jundiaí recebeu o nome “De Olho no Dinheiro Público”.

Para o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, é importante promover a transparência da gestão pública. “O portal foi criado em respeito ao contribuinte que paga impostos”. A ferramenta está no ar desde maio de 2010 e já recebeu quase 10 mil visitas. As páginas mais procuradas são as do Orçamento, Receitas e Despesas, que representam, juntas, 30% do total dos acessos.

“Antes da obrigatoriedade de divugação detalhada desse conjunto de informações pelos municípios brasileiros, que foi trazido pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria de Finanças já utilizava o site oficial da Prefeitura para fazer a prestação de contas do uso dos recursos orçamentários e publicava as audiências públicas realizadas. Além disso, tem um decreto federal que exige que a prestação de contas das receitas e despesas sejam realizadas em tempo real para o interessado”, explicou o secretário de Finanças.

Desde sua implantação, o portal está em constante atualização para melhor atender os contribuintes internautas: a alteração no layout do menu principal do site, que passou de fixo para retrátil, facilitando a navegação dos usuários, é uma delas. Algumas páginas foram remanejadas para melhorar a navegabilidade e foi criado o Mapa do Site. Assim, o internauta possa ter uma visão geral de todo o conteúdo do portal e pesquisar o assunto de seu interesse.

Além das mudanças, a secretaria monitora o número de acessos ao Portal. Relatório gerado na última sexta-feira (11) demonstrou que, desde que foi para o ar, o Portal da Transparência já teve 44.897 páginas visitadas e cada visitante acessa 4,59 páginas, em média. Esse mesmo internauta passa 4 minutos e 25 segundos navegando e aquele que ficou mais tempo, conectou-se por 20 minutos. “Estes números mostram que o interesse pelo site tem aumentado. As ferramentas para facilitar a navegação estão disponíveis, basta o cidadão acessar”, informa a equipe que coordena o portal.

Uma curiosidade sobre o portal é a procedência dos acessos. O Portal da Transparência de Jundiaí teve acessos de várias partes do país e das Américas, Europa e Ásia. Foram 5.456 acessos de Jundiaí, 3.062 de São Paulo, 194 de Campinas, 70 de Curitiba, 56 de Brasília e 49 acessos de Belo Horizonte. Além desses, o portal teve 24 acessos dos Estados Unidos, 13 na Alemanha, cinco na Itália e um no Japão.

Transparência da Gestão

Jundiaí é uma das cidades que mais tem investido nas ações do governo eletrônico, para simplificar os processos e facilitar a vida do contribuinte, desde a emissão de um documento ou uma certidão, a expedição automática do alvará, até a possibilidade de acompanhamento das compras (no site do Compra Aberta, com link disponível no portal da Prefeitura) e da destinação do dinheiro público, como é o caso do Portal da Transparência. “A Administração está trabalhando em consonância com o que há de mais moderno na gestão pública, para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, para que possamos ter uma cidade competitiva economicamente e justa socialmente, para todos os seus moradores. A transparência e a participação são essenciais nesse processo”, destaca o prefeito Miguel Haddad.

Os dados disponibilizados são de responsabilidade das secretarias municipais, por serem elas os órgãos executores dos serviços e programas da Administração. A Secretaria de Finanças, por sua vez, reúne e divulga as informações sistematizadas sobre a destinação desses recursos.

A equipe responsável pela gestão do portal explicou que o conteúdo está agrupado por assuntos de interesses afins. Desenvolvido desta forma, o portal se apresenta como auto-explicativo, facilitando o acesso, a navegação e a localização das informações desejadas. “O cidadão que estiver acompanhando as informações poderá, a partir de consultas dinâmicas, emitir relatórios de acordo com as informações que ele pretende analisar”, destaca o grupo de servidores.

José Aparecido dos SantosParimoschi: "respeito ao contribuinte que paga seus impostos"

Parimoschi: "respeito ao contribuinte que paga seus impostos"

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/14/de-olho-no-dinheiro-publico-portal-da-transparencia-teve-quase-10-mil-acessos-em-7-meses/