Secretário visita novo laboratório de nutrição da EtecBest

Publicada em 11/02/2011 às 12:40
José Aparecido dos SantosYatim elogiou os investimentos na ampliação do laboratório

Yatim elogiou os investimentos na ampliação do laboratório

Jundiaí, 11 de fevereiro de 2011. O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim, conheceu, nesta semana as instalações dos novo Laboratório de Nutrição e Dietética da Escola Técnica Benedito Storani, a EtecBest. O convite partiu do diretor da escola, professor Eduardo Alvarez, que acompanhou o secretário e a diretora de Agronegócios da SMAA, Isabel Harder, numa visita para conhecer as novidades deste início de ano letivo.

Na quarta-feira, Yatim participou também da aula inaugural do curso de Técnico em Agropecuária Integrado, que contribui para a formação de mão de obra para abastecer a atividade rural em Jundiaí. A Secretaria de Agricultura é um dos parceiros da escola. Dentro das ações que a SMAA implementa para fomentar a atividade rural está a qualificação. “Temos o curso técnico da Benedito Storani e também outros que acontecem durante o ano, com temas mais específicos, sempre procurando incentivar a manutenção do homem no campo”, comenta o secretário.

Segundo o professor Eduardo Alvarez, os cursos de Nutrição e Dietética e de Alimentos são muito procurados na escola, pois oferece uma formação cuja demanda de mercado é muito grande. O profissional de Nutrição e Dietética atua em atividades relacionadas à alimentação e à nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou de coletividades. Desenvolve também atividades de supervisão e de controle técnico e administrativo da área de alimentação e nutrição. O mercado de trabalho também favorece, pois ele pode atuar em hospitais, creches, asilos, ambulatórios, unidades básicas de saúde, indústrias, unidades de alimentação, cozinhas experimentais, indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, supermercados, instituições de educação alimentar e empresas que fornecem cestas básicas.

Já o técnico em Alimentos é o profissional que planeja, executa e supervisiona o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade de insumos, produtos intermediários e finais para a indústria de alimentos e bebidas. Participa de pesquisas para melhoria, adequação desenvolvimento de novos produtos e processos. Coordena e executa inspeções sanitárias na indústria de alimentos e ramos afins. Promove venda de insumos, produtos e equipamentos. Controla sistemas de garantia da qualidade nos serviços de alimentação, de comércio de alimentos e no atendimento de normas e padrões nacionais e as exigências do mercado internacional. Para ele, o mercado de trabalho também é diversificado, podendo desenvolver sua função em indústria de produtos alimentícios, Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos), empresas de serviços de alimentação, órgãos e instituições públicas e empresas de distribuição e comercialização de alimentos.

Laboratórios

O diretor da EtecBest disse que os novos laboratórios vão permitir que os alunos desses cursos possam desenvolver seus projetos de forma mais tranquila, contando com equipamentos modernos e apropriados para as atividades. “Antes já tínhamos uma estrutura, mas agora melhoramos ainda mais as condições para o aprendizado, já que se trata de uma disciplina com uma carga de atividades práticas muito grande”, disse Alvarez. Jorge Yatim elogiou as dependências e disse que fica contente em saber que a cidade de Jundiaí conta com instituições de ensino de tão alto nível como a EtecBest. “Não é só uma escola onde o conhecimento necessário do currículo escolar é ministrado com qualidade, mas também um celeiro de formação de profissionais para atender ao nosso vasto mercado de trabalho”, comentou.

Para conhecer os cursos da EtecBest, o interessado pode acessar o site do Centro Paula Souza, entidade gestora das escolas técnicas: www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/11/secretario-visita-novo-laboratorio-de-nutricao-da-etecbest/