Certificação Aqua é apresentado em Jundiaí

Publicada em 10/02/2011 às 03:30
fotógrafos da prefeituraCapitão Alessander apresenta projeto aos presentes

Capitão Alessander apresenta projeto aos presentes

A Fundação Vanzolini e a Polícia Militar Ambiental apresentaram, na noite desta terça-feira (08), durante palestra, a Certificação Aqua e seus benefícios. O evento foi direcionado a empresários, arquitetos, engenheiros, seguradoras e bancos e contou com o apoio da Prefeitura de Jundiaí. O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, esteve presente, representando o prefeito Miguel Haddad.

O tema foi abordado pelo capitão Pedro Alessander Barbosa do Primeiro Batalhão da Polícia Militar Florestal e pelo administrador e pós graduando em gestão ambiental pela USP, Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini.

O processo Aqua – Alta Qualidade Ambiental –, certificado pela Fundação Vanzolini, é uma certificação que integra princípios de gestão de projetos e de análise de qualidade ambiental de um empreendimento de construção, novo ou de reabilitação. Na abertura do evento, o capitão Alessander anunciou que o primeiro prédio dentro da nova certificação a ser construído em Jundiaí será a sede da Polícia Militar Ambiental. Para o capitão, é importante lembrar os benefícios sócio-ambientais do projeto: menor consumo de energia, menor consumo de água, redução da poluição, melhores condições de saúde nas edificações, melhor aproveitamento da infraestrutura local, menor impacto na vizinhança, melhores condições de trabalho, redução da produção de resíduos e gestão de riscos naturais, solo, água e ar.

Para Bruno Casagrande, a marca Processo Aqua é concedida por meio de certificados emitidos pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes, realizadas ao final de cada fase do empreendimento de construção. O certificado Aqua traz, também, benefícios ao comprador: economia direta de água e energia, menores custos de condomínio, melhores condições de conforto saúde e estética e maior valor patrimonial ao longo do tempo.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/10/certificacao-aqua-e-apresentado-em-jundiai/