UNIDADES DE SERVIÇO – Projeto de descentralização operacional é eficiente na manutenção da cidade

Publicada em 09/02/2011 às 06:43
José Aparecido dos SantosServiços de manutenção e limpeza acontecem por toda a cidade

Serviços de manutenção e limpeza acontecem por toda a cidade

Jundiaí, 09 de fevereiro de 2011 – Executar obras de manutenção e limpeza por toda a cidade de forma competente, simultânea, ágil e prática. Estes são os objetivos das Divisões de Unidades de Serviços (US), mantidas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos há 13 anos no município. Criada em 1998, com a finalidade de descentralizar as ações e aumentar a produtividade das equipes, as unidades têm mostrado bastante eficiência na manutenção do município. “A Secretaria contemplava apenas uma única unidade, antes localizada no bairro Anhangabaú. Com núcleos de trabalho distribuídos pela cidade, percebemos que a distância operacional ficou menor, qualificando as ações. Hoje é possível encaminhar os procedimentos com maior fluidez”, explica o secretário Walter da Costa e Silva Filho, responsável pela pasta.

Instalados em cinco regiões do município, os órgãos são divididos em Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste, contribuindo localmente para a manutenção de cada área. As unidades são responsáveis por pequenas obras regionais, pelo apoio à implantação de obras de grande porte e a manutenção básica da área sob jurisdição de cada núcleo. Entre os serviços que realiza e supervisiona estão a conservação de galerias de águas pluviais, o asfalto e recapeamento de vias públicas, a implantação e manutenção de rede de iluminação pública de vielas e praças, manutenção de parques e jardins e limpeza de bueiro, entre outras.

Humanização

De acordo com o secretário, a distribuição de unidades de serviço por região contribuiu ainda com a qualidade de vida dos funcionários, que passaram a atuar em bairros adjacentes à própria residência. Este cuidado permite que os profissionais tenham mais convívio familiar, uma vez que não precisam sair de casa muito cedo para trabalhar e não demoram muitas horas para chegar até em casa, ao fim do expediente. “Tudo isso reflete diretamente na execução do trabalho e na vida dos munícipes, pois os funcionários se sentem motivados, valorizados e acolhidos”, diz Walter da Costa e Silva Filho.

Via de mão dupla

As ações da Secretaria de Serviços Públicos seguem uma programação que beneficia todo o município. No entanto, os munícipes também podem colaborar com o trabalho desenvolvido pela pasta, informando a necessidade de intervenções por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156. “O órgão contribui para definir prioridades e direcionar as ações. O trabalho é desenvolvido em sintonia para facilitar e acelerar as soluções”, explica.

A população também pode apresentar sua demanda via internet, acessando o portal da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br). Pelo site ainda é possível acompanhar o andamento da solicitação, mesmo que ela tenha sido feita por telefone.

Conheça a unidade de serviço que atende a região do seu bairro:

DIVISÃO DE UNIDADE DE SERVIÇOS 1 – CENTRO

Região dos bairros Anhangabaú, Vianelo, Centro, Vila Municipal, Grande Rio Branco, Grande Hortolândia, Chácara Urbana, Campos Elíseos, Ponte Campinas e Horto Florestal.

DIVISÃO DE UNIDADE DE SERVIÇOS 2 – LESTE

Região dos bairros Ponte São João, Vila Nambi, Jardim Tamoio, Jardim Pacaembu, Colônia, Caxambu, Roseira, Toca, Ivoturucaia e Cidade Nova.

DIVISÃO DE UNIDADE DE SERVIÇOS 3 – SUL

Região dos bairros Vianelo, Vila Arens, Vila Progresso, Jardim Bonfiglioli, Agapeama, Vila Cristo, Vila São Paulo, Jardim Estádio, Vila Rami, Vila Nova Jundiainópolis, Vila Esperança, Cidade Jardim I e II, Vila Maringá, Vila Jundiainópolis, Vila Comercial, Castanho, Tijuco Preto, Jardim do Lago, Jardim Santa Gertrudes, Vila São Sebastião, Jardim Esplanada, Vila Mafalda, Vila Helena, Vila Argos, Vila Isabel Eber, Jardim Merci, Boa Vista, Jardim São Bento, Jardim Cica e Vila Maria Genoveva.

DIVISÃO DE UNIDADE DE SERVIÇOS 4 – NORTE

Torres de São José, Parque da Represa, Parque Continental, Parque dos Eucaliptos, Vila Marlene, Jardim Salles, Jardim Sorocabana, Jardim Adélia, Bairro do Pinheirinho, Jardim das Bandeiras, Rio Abaixo, Represa do DAE, Jardim Califórnia, Distrito Industrial, Jundiaí-Mirim, Parque Kneubil, Parque São Luiz, Jardim Tarumã, Jardim Celeste, Jardim São Vicente, Bairro do Traviú, Jardim Corrupira, Jardim Scala, Bairro do Poste, Bairro dos Fernandes, Parque Cecap, Água Doce, Vista Alegre, Portal do Paraíso, Terra da Uva, Morada das Vinhas, Morada Mediterrânea e Chácaras Pai Jacó.

DIVISÃO DE UNIDADE DE SERVIÇOS 5 – OESTE

Região dos bairros Jardim Samambaia, Eloy Chaves, Vila Alvorada, Jardim América, Parque Centenário, Quinta das Videiras, Boa Vista, Retiro, Aeroporto, Jardim Tannus, Ermida I e II, Serra do Japi, Santa Clara, Paiol Velho, Medeiros, Vale dos Cebrantes, Almerinda Chaves, Fazenda Grande, Tulipas, Ritoni, e Pelizari.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/09/unidades-de-servico-projeto-de-descentralizacao-operacional-e-eficiente-na-manutencao-da-cidade/