Prefeitura realiza mutirão de castração animal

Publicada em 09/02/2011 às 05:44
José Aparecido dos SantosMiguel, com Tânia e Leandro, falou com a imprensa

Miguel, com Tânia e Leandro, falou com a imprensa

Jundiaí, 9 de fevereiro de 2011 – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mutirão de castração e identificação de animais. A ação, que acontecerá de 11 a 14 de fevereiro, foi anunciada na tarde desta quarta-feira (9) pelo prefeito Miguel Haddad durante coletiva de imprensa. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, o prefeito falou sobre a importância do mutirão, que representa um complemento a uma série de medidas já adotadas pela administração municipal com foco na saúde e bem-estar animal. O vereador Leandro Palmarini também participou do evento.

“A intenção é estimular as discussões relacionadas à guarda responsável de animais domésticos, o que resulta em controle populacional e qualidade de vida para os animais”, explicou o prefeito, lembrando que o mutirão será realizado apenas para animais do Jardim Novo Horizonte previamente cadastrados no ano passado durante censo realizado no bairro. Mas, ele adiantou que este é apenas o início de um trabalho que ocorrerá nos próximos dois anos. “Vamos levar esta ação para outros bairros também . Será um processo constante”.

A previsão é de castrar e fazer a identificação por meio de tatuagem em 400 animais do Jardim Novo Horizonte e 200 indicados por Organizações Não-Governamentais (ONG’s). Serão atendidos cães e gatos – fêmeas – de 6 meses a 10 anos de idade. De acordo com a secretária Tânia Pupo, é importante que os proprietários dos animais comparecem ao Centro Comunitário H do Conjunto Residencial João Mezzalira Junior no dia e horário agendados pelos agentes comunitários de saúde. “Alertamos quanto à importância do

comparecimento para que o programa tenha um resultado positivo”, enfatizou.

O Mutirão será realizado a partir de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Meio ambiente, que contemplou Jundiaí com uma verba de R$ 78 mil. Os recursos provenientes de emenda parlamentar contribuem para a execução da primeira etapa de castração. “Recebemos até o momento R$ 34 mil e assim que apresentarmos o relatório desta primeira etapa receberemos o restante”, explicou a secretária.

Tânia, lembrou que a primeira ação de castração foi levada ao Jardim Novo Horizonte por este ser um bairro que apresenta grande população animal e com número elevado de abandono. a ação tem a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e conta também com as participações das ONG’s UIPA (União Internacional Protetora de Animais) e Bicho Legal, além das

entidades de proteção aos animais 100% Vira Lata e Vira Lata é Tudo de Bom.

A castração será realizada pela Clínica Veterinária Estimacão Ltda, de São Paulo, contratada por meio de licitação. Os moradores do Jardim Novo Horizonte foram informados sobre os procedimentos durante censo realizado em novembro do ano passado e no início de fevereiro foi mantido novo contato com os proprietários dos animais, que receberam um documento com a indicação do dia e horário da cirurgia e assinaram um a autorização para o procedimento.

A técnica cirúrgica é rápida e apresenta baixo risco. Segundo Tânia, a empresa contratada conta com toda estrutura para a prestação do serviço. A identificação nos animais será padronizada, o que vai permitir um controle eficiente.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/09/prefeitura-realiza-mutirao-de-castracao-animal/