Prefeito visita a EtecBest e conhece novos cursos

Publicada em 09/02/2011 às 01:45
José Aparecido dos SantosO prefeito falou sobre desenvolvimento com os alunos

O prefeito falou sobre desenvolvimento com os alunos

O prefeito Miguel Haddad participou, na manhã desta quarta-feira (09) da aula inaugural da nova turma do curso de Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest), disciplina que retornou à grade da escola no ano passado, depois de ter sido desativado em 1996. Quarenta alunos estão matriculados nessa que é a segunda turma do curso, cuja duração é de três anos. Acompanhando o prefeito, estavam o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim; a diretora de Agronegócios da SMAA, Isabel Harder; o diretor de Abastecimento, Edílson Chrispim; o engenheiro agrônomo da pasta, Sérgio Pompermayer; e o coordenador do “Projeto Jundiaí É Bom Viver Aqui “, Esdras Eduardo Rosa, que formatou uma edição diferenciada para atender aos alunos da EtecBest.

De acordo com o professor Eduardo Alvarez, diretor da EtecBest, esse curso está voltando à escola graças a um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que em diversas oportunidades evidenciou a sua recorrência para o mercado de trabalho local e regional, tendo em vista a expansão das atividades agrícolas, com reflexo no turismo rural. “É fato que as propriedades rurais vêm experimentando uma retomada do crescimento nos últimos anos e isso enseja uma demanda de mão de obra especializada, que a EtecBest procura suprir com os seus cursos”, comenta Alvarez.

Para o prefeito Miguel Haddad, é muito gratificante saber que Jundiaí, por meio da EtecBest, possui um centro de formação de mão de obra de qualidade. Mais do que isso, atende a uma necessidade da própria cidade e da região, reconhecendo o crescimento do setor agrícola. “Vocês escolheram um curso que tem tudo a ver com o mercado e tenho certeza que com a qualidade do Centro Paula Souza (gestora das etecs) serão ótimos profissionais”, disse. O prefeito aproveitou também para conversar com os alunos sobre outros assuntos e o tema principal acabou sendo desenvolvimento. Ele explicou aos alunos que não basta uma cidade contar com um bom orçamento, a questão é como os recursos são aplicados. “Em Jundiaí nós definimos bem as prioridades”, disse Miguel, citando os índices que têm projetado a cidade nacionalmente, como na área de saneamento e habitação para baixa renda.

Setor em alta

O crescimento da atividade agrícola em Jundiaí e cidades da região se deve a um processo de depuração, através de novos conhecimentos para agregar valores ao trabalho que vem passando de geração em geração. A própria Secretaria de Agricultura e Abastecimento vem dando a sua cota de contribuição, estimulando e apoiando, por meio de parcerias, a realização de capacitações técnicas, o experimento de novas técnicas e o aproveitamento de resíduos da produção. “Hoje o agricultor, se não vende toda a fruta, aproveita-a para a fabricação de doces, compotas e outros derivados que permitem um ganho a mais, não se limitando a apenas vender o que colhe”, explica o secretário Jorge Yatim. O curso da EtecBest é um exemplo de investimento no setor, para garantir a continuidade da atividade no campo com qualidade. O técnico em agropecuária vai mais além, pois forma o empresário rural, aquele profissional que também vai saber gerir os negócios.

Os alunos da nova turma apresentada nesta quarta-feira tem idade entre 15 e 18 anos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, professora Renata Tonet, o curso tem duração de três anos e forma profissionais para atuar no setor, podendo planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases do projeto agropecuário, administrar propriedades rurais, fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, dentre outras coisas. “É um campo muito vasto, não precisa necessariamente atuar no campo”, explica. A aluna Daiane Dourado Araújo está no segundo ano e conta que escolheu o curso por motivação em casa. Sua família é proprietária de um sítio, mas contou muito também o fato de se informar sobre o curso, o conteúdo e a possibilidade de se inserir mais rapidamente no mercado. “É uma área que está muito em evidência”, comentou.

Jundiaí, É Bom Viver Aqui

O coordenador do programa, Esdras Eduardo Rosa, informou que a inserção do grupo de alunos nessa quarta-feira teve um objetivo diferente do que costumam ser os passeios. Dessa vez, a visita foi a uma propriedade rural, já que se trata de estudantes da área de agropecuária. “Nós demos esse formato à edição de hoje exatamente para prestigiar os alunos desse curso, já que tem tudo a ver com eles”, contou Esdras.

Antes de deixar o colégio, o prefeito recebeu uma cesta com produtos confeccionados pelos alunos dos cursos de Nutrição e Dietética e Alimentos. Segundo o responsável, professor Gilberto Freitas, são derivados diversos, mais de 20 tipos, como polpa de tomate, doce de leite, queijos, mel, dentre outros.

José Aparecido dos SantosAlunos, diretor da escola e os visitantes durnate o café na EtecBest

Alunos, diretor da escola e os visitantes durnate o café na EtecBest

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/09/prefeito-visita-a-etecbest-e-conhece-novos-cursos/