PREOCUPAÇÃO COM O CIDADÃO – Novas ferramentas melhoram planejamento e desburocratizam os serviços

Publicada em 08/02/2011 às 04:03
Cleber de AlmeidaParimoschi, no lançamento do Balcão-Web, em janeiro: desburocratizar

Parimoschi, no lançamento do Balcão-Web, em janeiro: desburocratizar

Jundiai, 08 de fevereiro de 2011. A Secretaria de Finanças vem ampliando o leque de serviços de auto-atendimento. Além de facilitar a vida do contribuinte disponibilizando serviços on-line, desenvolveu ferramentas que agilizam processos, como o Balcão do Empreendedor-Web; melhoram o planejamento, como o Geoprocessamento – que está em desenvolvimento pela Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) – e a Nota Fiscal Eletrônica, que deverá estar disponível nos próximos meses e que vai estimular a expansão do setor de serviços.

Agilizar o serviço público e facilitar a vida do contribuinte. Esta é a premissa dos serviços disponibilizados no Portal da Prefeitura de Jundiaí. On-line, esta opção gera economias, como por exemplo, no pagamento de taxas para expedição (as certidões on-line são todas gratuitas) e nos deslocamentos até o Paço Municipal, o que, significa economia de combustível, de emissão de gases efeito estufa e economia de dinheiro com o transporte coletivo.

Somente em 2010, foram expedidas, via on-line, 35.056 certidões, 24.103 segundas vias emitidas relativas ao IPTU, Taxa do Alvará e ISS, que evitaram o deslocamento dessas pessoas até o Paço. “Agora em 2011, estamos trabalhando para disponibilizar as negociações de dívida ativa pela internet e a certidão integrada de débitos”, comenta o secretário de Finanças José Antonio Parimoschi.

Balcão do Empreendedor

A nova versão do Balcão do Empreendedor, agora, totalmente eletrônica, vem facilitando a vida dos empreendedores, à medida que desburocratiza, simplifica os processos de constituição de empresas em Jundiaí. “Esta versão facilita ainda mais os serviços relacionados ao licenciamento de atividades econômicas e reduz a exigência de documentos. A novidade, o fato de ser on-line, permite ao empreendedor acompanhar seu processo de forma transparente e em tempo real”, explica o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi.

A Cijun também está desenvolvendo outros dois projetos, também contratados pela secretaria de Finanças: o Geoprocessamento e a Nota Fiscal Eletrônica. Os novos produtos vão melhorar o planejamento e facilitar a vida do contribuinte.

O Geoprocessamento vai aprimorar o planejamento que orienta o desenvolvimento urbano e o crescimento da cidade. “Estamos em fase de contratação da nova base espacial, onde serão imputados todos os dados, estatísticas e informações da cidade. O orçamento municipal também será georreferenciado, facilitando a visualização da distribuição dos investimentos por região”, comenta.

Nota fiscal eletrônica

Em dezembro, foi assinado o contrato para implantação de um moderno sistema de gestão eletrônica do ISS – Imposto sobre Serviço, que irá desonerar o contribuinte de obrigações acessórias, facilitando seu relacionamento com o Fisco Municipal e os serviços dos contabilistas. “Esta ferramenta vai ajudar também a coibir a sonegação e estimular a expansão do setor de serviços”, completa Parimoschi.

“Além do sistema, vamos disponibilizar a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, que facilitará as transações de prestação de serviço. Estamos na fase de implantação. Os primeiros resultados devem aparecer nos próximos meses”, comenta o secretário.

José Aparecido dos SantosBalcão do Empreendedor, totalmente on-line, permite acompanhamento do processo em tempo real

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/08/preocupacao-com-o-cidadao-novas-ferramentas-melhoram-planejamento-e-desburocratizam-os-servicos/