Minha Casa – Histórias de superação marcam o sorteio da Fumas

Publicada em 07/02/2011 às 02:36
fotógrafos da prefeituraAo lado do prefeito, o aposentado João, 73 anos, exibia orgulhoso o comprovante do sorteio

Jundiaí, 07 de fevereiro de 2011. “Gostaria de agradecer a Deus por este momento e ao prefeito Miguel Haddad que está me dando a chance de ter minha casinha”, disse, emocionado, o aposentado João José da Silva, 73 anos. Ele foi o primeiro contemplado no sorteio dos 176 apartamentos, realizado pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social, nesse domingo (6). “É uma emoção muito grande. Moro em Jundiaí há 10 anos e é a primeira vez na vida que vou ter minha casa: minha esposa vai ficar muito feliz”, disse, enquanto levantava as mãos para o céu em agradecimento.

Vindo de Sinop, Mato Grosso, Silva tem três filhos, 10 netos e dois bisnetos. “Agora vamos poder receber toda a família”, conta ele, que hoje mora no bairro Almerinda Chaves. Com os R$ 600,00 que recebe de aposentadoria, ele não consegue pagar o aluguel e cuidar da esposa, cuja saúde é debilitada. “Meu filho, que ainda mora em Sinop, é quem paga meu aluguel. Com a nossa casa, vou conseguir ajudar ele também”, comemorava.

Desde o momento em que entregou sua ficha de inscrição, o aposentado tinha certeza de que conseguiria. “Tenho muita fé. E acredito que era Deus me dando a certeza de que eu seria contemplado. Nossa vida vai mudar da água para o vinho. Não ter que incomodar meu filho com o pagamento do aluguel, pra mim, já será uma grande vitória”.

Histórias de fé e superação, como a do senhor João povoavam o Estádio Dr. Jayme Cintra, neste domingo (6) de sol escaldante. Segundo estimativas da Guarda Municipal, mais de 4 mil pessoas acompanharam o sorteio dos apartamentos, apesar de não ser obrigatória a presença. Silvana Helena da Silva chorou muito ao ouvir seu nome ser pronunciado como uma das 176 contempladas. “É a segunda vez que me inscrevo. Moro em apenas um cômodo cedido no fundo da casa da minha cunhada. Já consigo me imaginar no nosso apartamento”, disse, ela que mora com o marido e um filho de dois anos.

De 0 a três salários mínimos

Os apartamentos sorteados nesse domingo (6), tem 48m2 de área útil com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, de fácil acesso, próximo ao Terminal Cecap. “Este é um dos maiores planos de habitação do Estado de São Paulo”, destacou o prefeito Miguel Haddad, antes do início dos sorteios. “Jundiaí tem feito investimentos importantes na habitação de tal forma que possamos reduzir o déficit habitacional. O mercado atende a demanda a partir de quatro salários mínimos. Nosso dever é viabilizar para a população de baixa renda, moradia digna para se viver e viver bem”, completou.

O superintendente da Fumas, Ademir Pedro Victor anunciou as regras do sorteio. “Vamos sortear 176 habitações de um total de 352 novas moradias. As outras 176 estão reservadas para atender as vítimas de deslizamento”, explicou. Para renda de zero a três salários mínimos, a Prefeitura está trabalhando 1.894 unidades habitacionais. Com as moradias para renda familiar de três a 10 salários mínimos, o total de unidades sobe para 2.727. “Estamos pleiteando junto ao governo federal a liberação de mais duas mil novas unidades. A partir desta liberação, serão quase 5 mil novas unidades habitacionais: um trabalho que está sendo realizado para que todos tenham moradia digna para viver”, adiantou.

O ex-prefeito e deputado estadual eleito, Ary Fossen, os vereadores, Enivaldo Ramos de Freitas, José Dias e Ana Tonellli, representando o presidente da Câmara, vereador Julião, e o secretário de Comunicação Social, Carmelo Paoletti Neto, também participaram do sorteio.

A partir desta segunda (7), todos os 176 contemplados passarão por uma triagem que será feita pela Fumas e pela Caixa Econômica Federal. “Caso algum dos sorteados não atenda aos requisitos, o suplente será chamado”, explicou Ademir Pedro Victor.

fotógrafos da prefeituraPedro Victor: apartamentos de 48 m2, próximo ao Terminal Cecap

Pedro Victor: apartamentos de 48 m2, próximo ao Terminal Cecap

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/07/minha-casa-historias-de-superacao-marcam-o-sorteio-da-fumas/