Rede Municipal: alunos iniciam o ano letivo nesta segunda-feira (7)

Publicada em 04/02/2011 às 06:16
fotógrafos da prefeituraA volta às aulas nas escolas municipais acontece nesta segunda-feira (7)

A volta às aulas nas escolas municipais acontece nesta segunda-feira (7)

Jundiaí, 4 de fevereiro de 2010 – Cerca de 25,2 mil alunos matriculados em escolas municipais retornam às salas de aula, na próxima segunda-feira (7), para o início do ano letivo. Atualmente, a rede municipal conta com 80 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em funcionamento.

Pela primeira vez, a Secretaria de Educação irá oferecer gratuitamente um kit escolar a todos os estudantes, que será utilizado durante o período das aulas. Os itens que compõe o kit escolar se diferenciam de acordo com cada segmento (Creche – Educação Infantil – Ensino Fundamental I – Ensino Fundamental II – Escolas em Período Integral). O objetivo da Secretaria de Educação é proporcionar igualdade de condições para que os estudantes desenvolvam da melhor forma as suas habilidades.

Com o início do ano letivo de 2011, a Secretaria de Educação também define novas ações para garantir mais um período de bons resultados. Na Educação Infantil, as crianças dos grupos de 4 e 5 anos utilizarão o material didático Ciranda, um dos poucos que contempla, de forma sistematizada, as cinco áreas propostas pelos Referênciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento. Ainda neste segmento, incluindo as creches, a Mesa Educacional Mundo das Descobertas contribuirá para que as crianças desenvolvam as suas habilidades com o auxílio da tecnologia.

Já no Ensino Fundamental, a lista de projetos pedagógicos inclui o Mente Inovadora que busca a melhoria do nível de concentração dos alunos e da habilidade em raciocinar com o uso de jogos matemáticos. Outras propostas pedagógicas são o PESC (Programa Sistematizado de Ciências), com o propósito de viabilizar o acesso dos alunos das escolas de período integral ao conhecimento científico, o projeto Amigos do Zippy, que foi desenvolvido para a melhoria das relações pessoais dentro e fora das unidades escolares, e as Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, que busca despertar o interesse da criança pelo fazer e apreciar música.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/04/rede-municipal-alunos-iniciam-o-ano-letivo-nesta-segunda-feira-7/