Fumas realiza sorteio de 176 apartamentos no Corrupira

Publicada em 04/02/2011 às 07:10
fotógrafos da prefeituraApartamentos ficam na região do Corrupira

Apartamentos ficam na região do Corrupira

Jundiaí, 4 de fevereiro de 2011 – O sonho da casa própria pode estar mais próximo para 176 famílias jundiaienses. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), promove o sorteio de apartamentos do primeiro conjunto habitacional voltado para as famílias com renda de até R$ 1.395,00. O evento acontece às 8 horas, no Estádio Dr. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra (Campo do Paulista).

Localizado próximo ao conjunto Terra da Uva, na região do Corrupira, o empreendimento conta com 352 apartamentos, sendo que 50% (176 unidades) serão sorteados para a demanda geral – quem fez sua inscrição no período de 24 a 30 de janeiro. Os outros 50% seguem a Portaria nº 140, de 5 de março de 2010, do Ministério das Cidades, que destina metade das moradias para famílias atingidas pelas chuvas e removidas das moradias por estarem em área de risco.

As inscrições do programa, que aconteceram no período de 24 a 30 de janeiro, registraram 8.217 pessoas/famílias interessadas em adquirir a casa própria. Além dos 176 primeiros cadastrados, também serão sorteados mais 356 famílias, que ficarão na lista de suplentes. Os inscritos não são obrigados a estarem presentes no ato do sorteio. A lista com os sorteados e a ordem de suplência será publicada na Imprensa Oficial do município e no site portal da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br).

Apenas os inscritos sorteados participarão do processo de habilitação para comprovação dos requisitos exigidos e, se aprovados, serão encaminhados para análise da Caixa Econômica Federal quanto aos critérios do financiamento. Dos 176 apartamentos, 3% (5 unidades) serão destinados para pessoas com mobilidade reduzida e outros 3% (5 unidades) para idosos. Ambos com sorteio de suplência de 200% do número de apartamentos reservados.

Critérios

O empreendimento, que participa do Minha Casa Minha Vida, segue as regras do programa e contará com dois grupos para sorteio, o Grupo I com os inscritos que atenderem quatro ou cinco critérios e o Grupo II para famílias que preenchem até três requisitos. Ao todo são cinco critérios, sendo dois determinados pela União e três pelo município. Os critérios nacionais são: famílias residentes em áreas de risco ou insalubres e com mulheres responsáveis pela unidade familiar. Já os três critérios municipais são: residir em Jundiaí há pelo menos cinco anos, possuir atualmente despesas com aluguel residencial no município e estar cadastrado no “Programa de Cadastro Permanente da Fumas”.

O sorteio contará com três momentos. No primeiro serão sorteados os cinco beneficiários e dez suplentes para os portadores de mobilidade reduzida. Em seguido os cinco apartamentos para idoso, também com seus respectivos suplentes. Num terceiro momento, serão sorteados os 166 beneficiários da demanda geral e 332 suplentes, divididos em duas urnas, do Grupo I, que contemplará 75% das moradias, e o Grupo II para 25% dos apartamentos.

Os apartamentos

Os 352 apartamentos serão divididos em 22 torres, com três pavimentos cada e quatro apartamentos por andar. Cada unidade habitacional tem 53,96 m2 de área total, sendo 48,25 m2 de área privativa, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e vaga para carro descoberta. As paredes têm gesso liso sobre os blocos com pintura látex e o banheiro terá azulejos até o teto e na cozinha ½ barra na parede hidráulica.

O valor unitário é de R$ 52 mi e os beneficiários poderão receber subsídios, dependendo da faixa salário. Os imóveis serão adquiridos por recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Os imóveis serão financiados em 120 parcelas, sendo que o valor mensal da prestação corresponderá a 10% da renda familiar, com parcela mínima referente a 10% do salário mínimo atual. Os contemplados não precisarão oferecer valores de entrada, nem será feita a pesquisa em órgãos como Serasa e SPC.

Sorteio de 176 apartamentos

Data: domingo, 6 de fevereiro de 2011

Local: Estádio Dr. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra

Endereço: Praça Dr. Salim Gebram, 01, Jardim Pacaembu