Curso de Formação: GMJ recebe coordenadora do Ministério da Justiça para aula inaugural

Publicada em 04/02/2011 às 06:48
Darlei AntônioAutoridades prestigiaram o evento na sede administrativa da GMJ

Autoridades prestigiaram o evento na sede administrativa da GMJ

Teve início nesta sexta-feira ( 4), na sede administrativa da Guarda Municipal de Jundiaí, o I Curso de Formação para Guardas Municipais – Polo Jundiaí, com a presença da dra. Cristina Gross Villanova, coordenadora-geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, que foi recepcionada pelo prefeito Miguel Haddad, o comandante Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e demais autoridades. Durante o encontro, foi assinado o Termo de Cooperação entre os municípios participantes: Cabreúva, Itatiba, Itupeva, Louveira e Salto, que designaram 36 representantes para a capacitação – uma vez que os mesmos estão ingressando nas respectivas Corporações – além de Jundiaí, com 14 novos guardas (11 homens e três mulheres) que farão parte do efetivo.

Dentre os presentes, os vereadores Julio Cesar de Oliveira (Julião,presidente da Câmara Municipal de Jundiaí); Paulo Sérgio Martins (Comissão de Segurança Pública); Domingos (Mingo) Fonte Basso; Enivaldo (Val) Ramos de Freitas; o comandante da Guarda Municipal de Cabreúva, Fernando Cesar Zarantonello – um dos coordenadores do evento; e demais autoridades.

O prefeito Miguel Haddad agradeceu e reforçou o apoio dispensado pela coordenadora na análise e aprovação dos projetos elaborados pela Guarda Municipal de Jundiaí e encaminhados ao Ministério da Justiça para inclusão no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) tendo em vista a viabilização de recursos para a implantação do Programa Guarda Comunitário/Anjos da Guarda e o Curso de Formação, tendo em vista que há intenção de se criar um centro de estudos regional. “Jundiaí é referência na região e também no Estado pelo sério trabalho que vem desenvolvendo nos mais variados segmentos, mas principalmente no sentido de garantir a segurança pública, com demonstrativos de pesquisas que apontam Jundiaí como uma das cidades mais seguras para se viver. Graças aos investimentos viabilizados pelo Pronasci, a partir dos projetos criteriosamente elaborados pelos profissionais da Guarda Municipal e apresentados pelo então vice-prefeito Luiz Fernando Machado (hoje deputado federal), estamos ampliando as propostas, ações, adquirindo mais viaturas, qualificando permanentemente o efetivo.”

Empenhado na criação do centro de estudos regional, o comandante Paulo Sérgio ressaltou a importância da presença da coordenadora proferindo a aula inaugural para os futuros guardas municipais. “Dra.Cristina Gross Villanova é uma profunda conhecedora das necessidades regionais, uma importante parceira sempre pronta a nos receber em Brasília, orientando com informações essenciais para a viabilização dos nossos projetos.”

Durante a aula, a coordenadora declarou sentir-se em casa, uma vez que já esteve em Jundiaí numa outra oportunidade. “Orgulho-me em dizer que os projetos apresentados por esta Guarda Municipal passaram pela minha apreciação e aprovação, bem elaborados, detalhados, para finalidades muito bem definidas: encontrar os veículos Marruá já em atividade é prova disso.” Sobre o curso, a coordenadora frisou: “tenho certeza de que os futuros guardas irão se apaixonar pela nova profissão.”

Também comentou sobre a Matriz Curricular nacional que orienta os cursos de formação e a aplicação imediata dos mais variados conceitos, em se tratando de Ética, Direitos Humanos, dentre outros; e fez uma referência mais abrangente sobre a importância de se criar os Territórios de Paz, uma das propostas do Pronasci que priorizam ações mais efetivas e beneficiarão principalmente as regiões com alto índice de criminalidade e violência incluindo a instalação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIMs); Conselhos Comunitários de Segurança Pública; a criação do Canal Comunidade; projeto Geração Consciente; a capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em Direitos Humanos; a construção de Centros de Educação e Reabilitação para Agressores (Lei Maria da Penha); a instalação de núcleos de Justiça Comunitária, dentre outros.

Darlei AntônioDra. Cristina Gross Villanova foi homenageada pelo prefeito

Dra. Cristina Gross Villanova foi homenageada pelo prefeito

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/04/curso-de-formacao-gmj-recebe-coordenadora-do-ministerio-da-justica-para-aula-inaugural/