Rio Preto vem conhecer programa que extingue sacolas plásticas

Publicada em 03/02/2011 às 02:39
Dorival Pinheiro FilhoJaderson Spina conversa com comitiva de São José do Rio Preto sobre o fim das sacolinhas plásticas

Jundiaí, 3 de fevereiro de 2011. O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, recebeu, na manhã desta quinta-feira (03), a visita do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, José Carlos de Lima Bueno, que veio conhecer o programa que extinguiu as sacolinhas plásticas dos supermercados de Jundiaí.

A cidade de Jundiaí foi a primeira no Brasil e acabar com as sacolinhas plásticas. Junto com Bueno vieram Waldner F. da Silva, assessor jurídico, Renato Martins, diretor regional da APAS – Associação Paulista de Supermercados – de Rio Preto e Cristiano San Bento, assessor do vereador Jorge Abdanur, autor da lei que extingue as sacolinhas naquela cidade. Segundo a legislação de Rio Preto, a nova lei entra em vigor no dia 11 de julho deste ano, 18 meses após a aprovação do projeto do vereador, em janeiro do ano passado.

Spina explicou que, ao contrário de Rio Preto, Jundiaí não utilizou lei para extinguir as sacolinhas. “O que houve foi uma parceria entre a Prefeitura e os supermercadistas, via Apas, e a conscientização da população”, afirmou o secretário. Colocado em prática em 30 de agosto do ano passado, o programa, segundo a Apas, mostra que, a cada mês, deixaram de ser jogados no aterro sanitário cerca de 22 milhões de sacolinhas plásticas ou 80 toneladas de plástico.

A preocupação da comitiva de São José do Rio Preto estava relacionada à reação da população. Para Jaderson Spina, a campanha de conscientização, iniciada três meses antes da medida ser colocada em prática e o apelo da campanha – “Vamos tirar o planeta do sufoco” – foram suficientes para a população jundiaiense aderir ao programa. Spina lembrou que, além dos supermercados, pequenos comércios já estão aderindo à campanha, o que deve acontecer, em breve, com os feirantes.

A partir de 14 de fevereiro, Monte Mor coloca em prática campanha que extingue as sacolinhas dos supermercados naquela cidade. A ação tomou por base, programa desenvolvido em Jundiaí. Monte Mor é a segunda cidade do Estado a extinguir as sacolinhas. A primeira foi Jundiaí.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/03/rio-preto-vem-conhecer-programa-que-extingue-sacolas-plasticas/