Segunda edição do “Saúde no Campo” será no dia 25

Publicada em 02/02/2011 às 01:52
Dorival Pinheiro FilhoIsabel e Yatim, convidando os agricultores para o evento

Isabel e Yatim, convidando os agricultores para o evento

A segunda edição do programa “Saúde no Campo”, desenvolvido através de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, de Saúde e Unicamp, já tem data e local definidos: será no dia 25 de fevereiro, das 13 às 15 horas, na Associação Amigos do Traviú, que fica na rua Luiz Carbonari, nº 100.

Realizado com o objetivo de identificar possíveis casos de doenças causadas ao homem do campo pela exposição a produtos agrotóxicos. Na primeira edição do programa, realizada no final do ano passado, 30 agricultores passaram pelos exames junto à equipe da Unicamp, sendo constatadas apenas duas anormalidades na cidade. Os dois trabalhadores foram encaminhados para atendimento específico na Unicamp e monitorados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). “A idéia é exatamente essa, de dar o encaminhamento necessário no caso de se constatar alguma alteração nos exames. Do contrário, nosso foco é a prevenção, de todas as maneiras, tanto que até a questão do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) está incluída na programação de atividades”, explica Jorge Yatim, secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Jundiaí.

Para a diretora de Agronegócio da SMAA, Isabel Harder, trabalhar a informação na prevenção de doenças originadas do trabalho no campo tem sido importante para diminuir cada vez mais os casos. Na área de pesquisa da Unicamp, parceira do programa, há mais de três anos não é registrado um caso sequer de internação por contaminação por agrotóxicos de origem ocupacional. “O que costuma acontecer são casos aleatórios por conta do manuseio errado dos produtos, algum tipo de acidente, mas não por exposição contínua durante o emprego dos agrotóxicos”, comenta Isabel, acrescentando que hoje em dia o pessoal estámuito melhor informado que antigamente.

Os produtores interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria, pelos telefones 4589-8872 e 4589-8581. Isabel lembra que aqueles que participaram da primeira edição não devem fazê-lo agora, pois os exames que fizeram naquela oportunidade têm validade de um ano.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/02/segunda-edicao-do-saude-no-campo-sera-no-dia-25/