Secretaria de Educação apresenta resultados de 2010 e novos projetos para o ano letivo

Publicada em 02/02/2011 às 06:30
fotógrafos da prefeituraA equipe pedagógica acompanhou a apresentação das ações e resultados da rede municipal de ensino

Jundiaí, 02 de fevereiro de 2011 – O aumento da aprendizagem dos alunos da rede municipal de Jundiaí em 2010 foi apresentado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Educação. Os dados reafirmaram os bons rumos da área de Educação no sentido de permitir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, conforme a meta estabelecida pelo prefeito Miguel Haddad.

“No início da administração, foram definidas as metas e, passados dois anos, podemos notar avanços importantes. É estimulante ter a certeza de que os estudantes estão aprendendo cada vez mais. Isso significa, que no próximo ano, teremos novos resultados para apresentar aos professores, pais e alunos”, afirmou Haddad durante o evento promovido pela Secretaria de Educação, no Espaço Multimeios.

Atualmente, 97% dos alunos de 3º ano já conseguem produzir textos. Ao final do 5º ano, esse número sobe para 99%. Segundo a Secretaria de Educação, a maior evolução acontece com os estudantes de seis anos, que estão matriculados no 1º ano. De 75% dos alfabetizados em 2009, foi possível atingir o índice de 82% em 2010.

De acordo com o secretário de Educação, Francisco Carbonari, a elevação do índice de alfabetização também foi observada em outro segmento educacional. “Ainda na Educação Infantil, a realidade não é diferente, 25% das crianças ingressantes no 1º ano já sabem ler e escrever”, destacou. “É importante enfatizar que todo o trabalho pedagógico é feito com respeito à infância e sem buscar nenhuma antecipação de escolaridade”.

Os resultados obtidos pela rede municipal de ensino foram aplaudidos por professores, coordenadores, supervisoras e alunos, que retornam às salas de aulas ainda mais empenhadas para que a Educação de Jundiaí atinja resultados cada vez melhores. Também estiveram presentes no evento a diretora de Educação Infantil, Janete Marini, a diretora de Ensino Fundamental, Vasti Ferrari Marques, o secretário de Comunicação, Carmelo Paoletti, a secretária de Cultura, Penha Maria Camunhas, e o diretor de Agricultura e Abastecimento, Edilson Chrispim.

Escola Nota 10 – Para alcançar tais números, não faltou empenho por parte dos alunos, além de objetivos bem delineados pelo programa Escola Nota 10, implantado no início do ano letivo de 2010. Entre eles, a atuação do segundo professor em todas as salas de aula do 1º ano do Ensino Fundamental, a unificação do material didático nas escolas da rede municipal de ensino e a formação contínua da equipe pedagógica.

O Programa Escola Nota 10 caracteriza-se pela amplitude das ações pedagógicas, garantindo assim que todas as unidades da rede municipal de ensino ofereçam as mesmas oportunidades para ensinar e aprender.

Volta às aulas – A partir da próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, cerca de 25, 2 mil alunos retornam às salas de aula nas escolas da rede municipal de ensino. Com o início do ano letivo de 2011, a Secretaria de Educação também define novas ações para garantir mais um período de bons resultados.

Na Educação Infantil, as crianças dos grupos de 4 e 5 anos utilizarão o material didático Ciranda, um dos poucos que contempla, de forma sistematizada, as cinco áreas propostas pelos Referênciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento. Ainda neste segmento, incluindo as creches, a Mesa Educacional Mundo das Descobertas contribuirá para que as crianças desenvolvam as suas habilidades com o auxílio da tecnologia.

Já no Ensino Fundamental, a lista de projetos pedagógicos inclui o Mente Inovadora que busca a melhoria do nível de concentração dos alunos e da habilidade em raciocinar com o uso de jogos matemáticos. Outras propostas pedagógicas são o PESC (Programa Sistematizado de Ciências), com o propósito de viabilizar o acesso dos alunos das escolas de período integral ao conhecimento científico, o projeto Amigos do Zippy, que foi desenvolvido para a melhoria das relações pessoais dentro e fora das unidades escolares, e as Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, que busca despertar o interesse da criança pelo fazer e apreciar música.

No ano letivo de 2011, pela primeira vez, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, oferecerá gratuitamente um kit de material escolar para os alunos utilizarem durante o período das aulas. “O objetivo é dar igualdade de condições para que todos desenvolvam da melhor forma as suas habilidades”, comentou Carbonari. Todos os estudantes da rede municipal receberão o kit escolar, que é composto por diferentes itens de acordo com cada segmento (Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II).

fotógrafos da prefeituraO prefeito Miguel Haddad enfatizou sobre a importância dos investimentos na Educação

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2011/02/02/secretaria-de-educacao-apresenta-resultados-de-2010-e-novos-projetos-para-o-ano-letivo/